Capítulo 15: Estratégias de Formação Continuada para Professores na Promoção da Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais

Autores

Alexssander Gonçalves de Lima
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Seropedica, RJ, BR
https://orcid.org/0000-0002-5267-7641
José Welington de Jesus
Universidade Federal de Sergipe: São Cristovão- Se,
https://orcid.org/0000-0002-3978-3669

Sinopse

A inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no ambiente escolar regular representa um dos maiores desafios e, simultaneamente, um dos imperativos éticos e sociais mais significativos da educação contemporânea. Este movimento transcende a mera alocação física de estudantes, exigindo uma transformação estrutural e pedagógica profunda que assegure a participação plena e o desenvolvimento de cada indivíduo. No cerne desta transformação está o professor, cuja formação e capacitação contínua são fatores determinantes para o sucesso da política e da prática inclusiva. A formação continuada emerge, portanto, não apenas como uma ferramenta de aprimoramento profissional, mas como o principal motor para a construção de uma escola verdadeiramente acolhedora e equitativa. 

Fundamentação Legal e Diretrizes Nacionais e Internacionais 

Biografia do Autor

José Welington de Jesus , Universidade Federal de Sergipe: São Cristovão- Se,

Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS - Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal do Ensino Superior (CAPES); Graduado em Ciências Sociais - Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com ênfase nas áreas de Antropologia e Sociologia; Especialização em Gênero e Sexualidade pela FAVENI - MG; Especialização em Docência no Ensino Superior; pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira - ISEAT -BH Graduado em Ciências Sociais - Licenciatura Plena - Universidade Federal de Sergipe - UFS; Especialização em Metodologia do ensino em sociologia pela Faculdade Batista de Minas Gerais - BH; Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Batista de Minas Gerais - BH; Especializando em Saúde Mental pela Faculdade Batista de Belo Horizonte - Minas Gerais: Membro da Associação Brasileira de Antropologia - ABA; Participante do Grupo de Pesquisa: Cultura, Cotidiano e Sociabilidades na Contemporaneidade UFS - Capes - CNPq, Professor Colaborador na Sociedade Ecoar no Núcleo de Educação Profissional e Tecnológica (Programa Jovem Aprendiz; Trabalho na Área da Redução de Danos em Álcool e outras Drogas no Projeto de Redução de Danos da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju - Se; Tem experienciais na área da sociologia e antropologia, principalmente nos seguintes temas: Sexualidade, Educação, aids, população LGBTQIA+, violência, direitos humanos e políticas públicas.

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Publicado

março 17, 2025

ISSN online

2675-9128

Licença

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Como Citar

LIMA, Alexssander Gonçalves de; JESUS, José Welington de; BARRETO, Magna Sales. Capítulo 15: Estratégias de Formação Continuada para Professores na Promoção da Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais . Em: DUQUE, Rita de Cássia Soares; ASSUNÇÃO, Bárbara Aline Ferreira (org.). Educação especial: Fundamentos e práticas de inclusão escolar. Aluz Livros de Fluxo Contínuo[s.l.] : Repositório Acadêmico – Editora Acadêmica Aluz,2025. v. Volume I. DOI: 10.51473/tamm7p86. Disponível em: https://ebooks.editoraaluz.com.br/edu/catalog/book/5/chapter/98. Acesso em: 11 nov. 2025.