
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IEMAIS | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Fagner de Campos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-11T13:04:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-11T13:04:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Artigo_Inteligencia_Prisional_ | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132390 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo analisa a atuação da inteligência penitenciária no sistema carcerário, com ênfase nas unidades prisionais do estado de Mato Grosso do Sul. Parte-se de uma visão ampla sobre o contexto nacional e os principais desafios enfrentados, como a superlotação, a atuação de organizações criminosas e a entrada de objetos ilícitos nos presídios. A partir da análise de dados oficiais da AGEPEN-MS (2025), o estudo investiga o perfil etário da população carcerária, a distribuição de presos indígenas e estrangeiros e o papel da inteligência na repressão de crimes organizados. Conclui-se que a inteligência penitenciária é essencial tanto para a segurança interna quanto para a prevenção de delitos externos e a reintegração social dos custodiados. Palavras-chave: Inteligência penitenciária; Sistema prisional; Organizações criminosas; Mato Grosso do Sul; Segurança pública. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência penitenciária; Sistema prisional; Organizações criminosas; Mato Grosso do Sul; Segurança pública. | pt_BR |
| Título: dc.title | A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO: ANÁLISE ESTRATÉGICA DO CONTEXTO DE MATO GROSSO DO SUL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Artigo_Inteligencia_Prisional_.pdf | 424,98 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132390/2/Artigo_Inteligencia_Prisional_.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons