DESEMPENHO ESCOLAR E SAÚDE MENTAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTUDO NO IFPA CAMPUS ANANINDEUA

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Autor(es): dc.contributorIFPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWASHINGTON LUIZ PEREIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorCLAUDIO JOAQUIM BORBA PINHEIRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-11T02:38:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-11T02:38:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-15-
identificador: dc.identifier.other11.11.25.VERSÃOFINALFICHA.CATpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132384-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem por objetivo verificar a relação entre a saúde mental e o desempenho escolar dos alunos do ensino técnico integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Ananindeua, com a proposição de desenvolver um livreto educacional. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e correlacional, que associa variáveis de saúde mental e desempenho escolar, além da validação do produto educacional por especialistas. A relevância do tema decorre da alta prevalência de transtornos de saúde mental entre adolescentes, que afetam o rendimento e contribuem para a evasão escolar no ensino técnico. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) e as informações de desempenho dos discentes fornecidas pela secretaria acadêmica, com foco nas disciplinas de Português, Matemática e Educação Física, representativas da base curricular comum. Para a validação do livreto, produto de orientação psico pedagógica voltado a ações em saúde, foram utilizados três índices: de conteúdo (IVC - Índice de Validade de Conteúdo (Content Validity Index)), de aparência (IVA - Índice de Validade de Aparência (Appearance Validity Index)) e semântico (IVS - Índice de Validade Semântica (Semantic Validity Index)). Os resultados mostraram associações estatisticamente significativas (p < 0,05) entre os níveis de estresse, ansiedade e depressão e o desempenho nas disciplinas avaliadas. O livreto apresentou alto nível de concordância (IVC, IVA, IVS), com ICC r > 0,8 e alfa de Cronbach > 0,8, indicando excelente confiabilidade. O estudo evidenciou que quanto menores os níveis de estresse, ansiedade e depressão, melhor o desempenho escolar. O livreto validado será implementado em ações pedagógicas e de extensão do IFPA - Campus Ananindeua, como instrumento de apoio psicopedagógico para docentes e equipe de saúde, com potencial para promover a saúde mental e reduzir a evasão escolar. Conclui-se que a saúde mental pode influenciar o rendimento acadêmico, e o livreto paradidático validado apresenta-se como um recurso confiável para ações de promoção da saúde mental na Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3208pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho escolar.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúde Mental.pt_BR
Título: dc.titleDESEMPENHO ESCOLAR E SAÚDE MENTAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTUDO NO IFPA CAMPUS ANANINDEUApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
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