
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFPA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | WASHINGTON LUIZ PEREIRA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CLAUDIO JOAQUIM BORBA PINHEIRO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-11T02:38:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-11T02:38:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-15 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 11.11.25.VERSÃOFINALFICHA.CAT | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132384 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado tem por objetivo verificar a relação entre a saúde mental e o desempenho escolar dos alunos do ensino técnico integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Ananindeua, com a proposição de desenvolver um livreto educacional. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e correlacional, que associa variáveis de saúde mental e desempenho escolar, além da validação do produto educacional por especialistas. A relevância do tema decorre da alta prevalência de transtornos de saúde mental entre adolescentes, que afetam o rendimento e contribuem para a evasão escolar no ensino técnico. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) e as informações de desempenho dos discentes fornecidas pela secretaria acadêmica, com foco nas disciplinas de Português, Matemática e Educação Física, representativas da base curricular comum. Para a validação do livreto, produto de orientação psico pedagógica voltado a ações em saúde, foram utilizados três índices: de conteúdo (IVC - Índice de Validade de Conteúdo (Content Validity Index)), de aparência (IVA - Índice de Validade de Aparência (Appearance Validity Index)) e semântico (IVS - Índice de Validade Semântica (Semantic Validity Index)). Os resultados mostraram associações estatisticamente significativas (p < 0,05) entre os níveis de estresse, ansiedade e depressão e o desempenho nas disciplinas avaliadas. O livreto apresentou alto nível de concordância (IVC, IVA, IVS), com ICC r > 0,8 e alfa de Cronbach > 0,8, indicando excelente confiabilidade. O estudo evidenciou que quanto menores os níveis de estresse, ansiedade e depressão, melhor o desempenho escolar. O livreto validado será implementado em ações pedagógicas e de extensão do IFPA - Campus Ananindeua, como instrumento de apoio psicopedagógico para docentes e equipe de saúde, com potencial para promover a saúde mental e reduzir a evasão escolar. Conclui-se que a saúde mental pode influenciar o rendimento acadêmico, e o livreto paradidático validado apresenta-se como um recurso confiável para ações de promoção da saúde mental na Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3208 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Desempenho escolar. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde Mental. | pt_BR |
| Título: dc.title | DESEMPENHO ESCOLAR E SAÚDE MENTAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTUDO NO IFPA CAMPUS ANANINDEUA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 11.11.25.VERSÃO FINAL.FICHA.CAT..pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132384/2/11.11.25.VERSÃO FINAL.FICHA.CAT..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons