"Professora, qual a minha cor?": caminhos para a construção e positivação da identidade negra dos jovens da EEM Alice Moreira de Oliveira em Caucaia - CE

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Michelle Juliane Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-10T12:41:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-10T12:41:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.other2025_dis_mjfoliveira.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132366-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como finalidade investigar os caminhos para a construção e a positivação da identidade negra entre os jovens da Escola de Ensino Médio Alice Moreira de Oliveira, localizada na comunidade de Sítios Novos, em Caucaia-CE. A pesquisa parte da compreensão de que a escola, enquanto espaço de socialização e produção de saberes, pode tanto reproduzir silenciamentos e desigualdades históricas quanto assumir papel central na valorização da história e cultura afro-brasileiras. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se uma abordagem qualitativa que incluiu a análise documental, a aplicação de questionários com os estudantes e a elaboração de uma sequência didática, que é o recurso pedagógico desse trabalho, voltada à valorização da identidade negra. O diálogo teórico foi construído com base em autoras e autores como Bell Hooks, Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes e Beatriz Nascimento, que compreendem a educação como prática de emancipação, liberdade e fortalecimento das identidades historicamente marginalizadas. Os resultados indicam que práticas pedagógicas que incorporam a Lei 10.639/2003 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais possibilitam aprendizagens significativas e contribuem para o fortalecimento da consciência racial e histórica dos estudantes. Constatou-se ainda que o reconhecimento das raízes africanas e afro-brasileiras dentro do espaço escolar promove a ressignificação identitária, a valorização da autoestima e o empoderamento da juventude negra. Conclui-se, portanto, que a inserção de práticas educativas críticas e emancipatórias, pautadas no compromisso com a diversidade e a equidade racial, é essencial para transformar a escola em território de resistência, pertencimento e afirmação da identidade negra.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,34 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade negrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Título: dc.title"Professora, qual a minha cor?": caminhos para a construção e positivação da identidade negra dos jovens da EEM Alice Moreira de Oliveira em Caucaia - CEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFCpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


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