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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Michelle Juliane Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-10T12:41:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-10T12:41:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2025_dis_mjfoliveira.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132366 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como finalidade investigar os caminhos para a construção e a positivação da identidade negra entre os jovens da Escola de Ensino Médio Alice Moreira de Oliveira, localizada na comunidade de Sítios Novos, em Caucaia-CE. A pesquisa parte da compreensão de que a escola, enquanto espaço de socialização e produção de saberes, pode tanto reproduzir silenciamentos e desigualdades históricas quanto assumir papel central na valorização da história e cultura afro-brasileiras. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se uma abordagem qualitativa que incluiu a análise documental, a aplicação de questionários com os estudantes e a elaboração de uma sequência didática, que é o recurso pedagógico desse trabalho, voltada à valorização da identidade negra. O diálogo teórico foi construído com base em autoras e autores como Bell Hooks, Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes e Beatriz Nascimento, que compreendem a educação como prática de emancipação, liberdade e fortalecimento das identidades historicamente marginalizadas. Os resultados indicam que práticas pedagógicas que incorporam a Lei 10.639/2003 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais possibilitam aprendizagens significativas e contribuem para o fortalecimento da consciência racial e histórica dos estudantes. Constatou-se ainda que o reconhecimento das raízes africanas e afro-brasileiras dentro do espaço escolar promove a ressignificação identitária, a valorização da autoestima e o empoderamento da juventude negra. Conclui-se, portanto, que a inserção de práticas educativas críticas e emancipatórias, pautadas no compromisso com a diversidade e a equidade racial, é essencial para transformar a escola em território de resistência, pertencimento e afirmação da identidade negra. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7,34 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade negra | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Consciência histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| Título: dc.title | "Professora, qual a minha cor?": caminhos para a construção e positivação da identidade negra dos jovens da EEM Alice Moreira de Oliveira em Caucaia - CE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_mjfoliveira.pdf | 7,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132366/2/2025_dis_mjfoliveira.pdfDownload |
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