
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Glaucia Marins | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Rogério Marques | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-10T02:08:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-10T02:08:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-24 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_Final_Glaucia | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132364 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional, resultado de uma dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP, objetiva socializar as reflexões de uma professora-pesquisadora sobre a elaboração e implementação de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem voltada à alfabetização financeira de estudantes do Ensino Médio Integrado. Sua concepção foi motivada pelo desinteresse discente por conteúdos de matemática financeira, observado pela autora em sua prática docente em uma escola pública. Fundamentado em uma pesquisa-ação, o material estrutura-se em três eixos: as reflexões sobre o desenvolvimento da investigação, a análise da trajetória de aprendizagem empregada e a discussão sobre os conhecimentos didático-matemáticos mobilizados. Ressalta-se que a proposta não se configura como um modelo prescritivo, mas como um relato de uma experiência prática que visa fomentar a reflexão docente e servir de inspiração para que outros educadores possam elaborar, de forma autônoma e contextualizada, os seus próprios percursos de ensino. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
| Título: dc.title | Conhecimentos Didátiico-matemáticos em Ação: relato de uma professora pesquisadora e o desenvolvimento de uma trajetória hipotética de aprendizagem. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto educacional_Final_Glaucia.pdf | 962,09 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132364/2/Produto educacional_Final_Glaucia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons