VER-SE E SER VISTO: IDENTIDADE LOCAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO BAIRRO PAROLIN (CURITIBA/PR)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRUPEL, JULIANA AFONSO STADLER-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-08T21:04:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-08T21:04:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-08-
identificador: dc.identifier.otherUFPR JULIANA AFONSO STADLER RUPELpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132355-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação, investiga a construção da identidade local de jovens estudantes do bairro Parolin, em Curitiba (PR), a partir das apropriações simbólicas e materiais dos espaços vividos e das práticas educativas. Com base em abordagens críticas da Educação Patrimonial, a pesquisa busca compreender de que forma o ensino de História, por meio da Educação Patrimonial, pode promover o pertencimento e a valorização de memórias, saberes e trajetórias historicamente marginalizadas. A investigação adota metodologia qualitativa e participativa, com análise de fontes documentais, iconográficas e cartográficas, além da produção de dados em campo com os estudantes. O trabalho de pesquisa discute juventude, identidade, cultura, representações sociais e patrimônio; reconstrói o percurso histórico e sociocultural do bairro Parolin, à luz da História Cultural e da Geografia Crítica a partir de autores como Chartier, Hall, Giddens, Lefebvre e Rüsen e apresenta a análise dos dados e a aplicação do produto pedagógico, que inclui portfólios fotográficos e atividades de valorização da história local. Os resultados indicam que a Educação Patrimonial, quando situada no território e orientada pelo olhar sensível, pode contribuir para o fortalecimento da consciência histórica, do protagonismo juvenil e da cidadania ativa, reafirmando a escola como espaço de construção de sentidos e resistência cotidiana.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,80pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectidentidade localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectjuventudept_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleVER-SE E SER VISTO: IDENTIDADE LOCAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO BAIRRO PAROLIN (CURITIBA/PR)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline-pt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons