O ENSINO DE HISTÓRIA E O COLÉGIO ESTADUAL BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO (PARANAGUÁ-PR): ENTRE A HISTÓRIA CONTADA E A HISTÓRIA REVELADA PELOS OLHOS DA COMUNIDADE ESCOLAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNEVES, RENATA FERNANDES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-08T20:59:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-08T20:59:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-21-
identificador: dc.identifier.otherUFPR RENATA FERNANDES NEVESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132354-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa voltada para a História Local, apoiada na História Oral e no uso dos documentos encontrados em estado de arquivo familiar, com o objeto de estudo situado em um estabelecimento de ensino da cidade de Paranaguá, no Paraná: o Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto. A partir do objetivo de construir a história de uma escola através da exploração da História Local evidenciada pela sua comunidade como meio para o desenvolvimento do Ensino de História, o desenrolar da pesquisa foi dividido em duas partes, a bibliográfica e a empírica, dispostas em quatro capítulos. No primeiro capítulo foi apresentado um conceito para o local, fundamentando um estabelecimento de ensino como objeto da História Local. Neste capítulo também foram postas as discussões sobre a trajetória da História Local dentro da historiografia e da área educacional brasileira. No segundo capítulo foram apresentadas as pesquisas sobre o campo da Educação Histórica, o conceito da Consciência História e o uso dos documentos em estado de arquivo familiar no Ensino de História. No terceiro capítulo, a pesquisa concentrou-se em identificar o local, a instituição de ensino pesquisada e a sua localização, a cidade de Paranaguá, evidenciando um breve histórico da cidade até a atualidade e apresentando o histórico e a comunidade escolar da instituição de ensino, baseado no Projeto Político Pedagógico do Colégio. No quarto capítulo foi apresentada a construção da etapa empírica da pesquisa, baseada nas entrevistas (História Oral) realizadas e na recolha dos documentos em estado de arquivo familiar dos participantes, ex-alunos e ex-funcionários do Colégio. Neste capítulo encontra-se, inicialmente, a explanação sobre a metodologia utilizada no desenvolvimento desta etapa da pesquisa e a construção da História do Colégio baseada nas memórias dos entrevistados e nos documentos em estado de arquivo familiar coletados, que foram dispostos em uma ordem cronológica por décadas, a partir da década de 1950, correspondente à década de fundação do Colégio, até a década atual, de 2020. Em anexo a este capítulo também se encontra o material didático produzido para uso nas aulas de História. Este material é um livro eletrônico (E-book) constituído das entrevistas e fotografias dos documentos encontrados em estado de arquivo familiar que foram dispostos no decorrer do capítulo. Para o material, que é voltado para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, o conteúdo foi sintetizado, recebendo um designe atrativo, voltado aos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent31,3pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmemóriaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcomunidade escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcolégio Bento Munhoz da Rocha Netopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA E O COLÉGIO ESTADUAL BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO (PARANAGUÁ-PR): ENTRE A HISTÓRIA CONTADA E A HISTÓRIA REVELADA PELOS OLHOS DA COMUNIDADE ESCOLARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline-pt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons