
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFPR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, PEDRO PAULO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-08T20:53:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-08T20:53:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UFPR PEDRO PAULO COSTA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132353 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação analisa a trajetória e o legado do historiador judeu polonês Emanuel Ringelblum (1900–1944), destacando sua atuação como organizador do arquivo secreto Oyneg Shabes e autor da Crônica do Gueto de Varsóvia, um registro fundamental sobre a vida, o sofrimento e a resistência dos judeus durante a ocupação nazista da Polônia entre 1939 e 1944. O estudo começa com uma reflexão historiográfica sobre a memória e os testemunhos como fontes para a construção do conhecimento histórico, enfatizando sua importância na preservação da verdade dos vencidos no processo genocidário. Em seguida, examina a biografia de Ringelblum e sua obra, buscando compreender sua narrativa no contexto de violência e extermínio, e as estratégias de resistência cultural e física empreendidas pelos judeus no gueto. O produto didático apresenta um resumo do contexto histórico e trajetória de Ringelblum, incluindo excertos selecionados da Crônica do Gueto para atividades de leitura, interpretação e debate em sala de aula. A pesquisa visa demonstrar como fontes memorialísticas, como a de Ringelblum, servem como ferramentas na construção do conhecimento histórico, instrumento de denúncia contra o apagamento histórico e como alerta à repetição de tragédias. Além disso, o estudo reforça a importância de ensinar a Shoá como meio de identificar, no presente, os mecanismos do ódio e da intolerância que levaram a destruição de vidas e minorias étnicas. Com a ascensão global da extrema direita antidemocrática e iliberal, compreender esse passado é essencial para combater a desinformação e evitar novas catástrofes humanitárias. A obra de Ringelblum não apenas documenta o horror, mas também serve como um chamado à vigilância e a ações de enfrentamento às formas de autoritarismo e violência sistêmica. Mais do que fontes para a historiografia, as narrativas memorialísticas personificam a vítima, fomentam a criação de uma relação de empatia e compaixão do leitor com o narrador e sensibilizam para o respeito à alteridade, a defesa de todas as formas de vida e dos direitos humanos, compromisso que guiaram a vida de Emanuel Ringelblum. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 17,7 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Emanuel Ringelblum | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Oyneg Shabes | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Shoá | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | fonte Histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Discursos de Ódio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Genocídio | pt_BR |
| Título: dc.title | EMANUEL RINGELBLUM: TRAJETÓRIA E TESTEMUNHO DE UM HISTORIADOR NO GUETO. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | - | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UFPR PEDRO PAULO COSTA.pdf | 18,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132353/2/UFPR PEDRO PAULO COSTA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons