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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva Neto (Org), Adriano Ferreira da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sá (Org), Diana Mercêdes Pereira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-10T14:36:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-10T14:36:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-15 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Vozes que incluem desafios e saberes da educação inclusiva contemporânea | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132348 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O livro “Vozes que Incluem: Desafios e Saberes da Educação Inclusiva Contemporânea” constitui-se como uma produção coletiva do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Educação Inclusiva da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ofertado por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação UEMAnet, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A autoria deste livro é de docentes e estudantes bem como convidadas e convidados. Este texto evidencia o compromisso dos organizadores com o estudo, a pesquisa e a práxis pedagógica. Mais do que um conjunto de textos, esta obra é o resultado de um processo formativo pautado na reflexão crítica, na pesquisa e na vivência pedagógica, que reafirma a missão da universidade pública de promover o conhecimento, a transformação social e a valorização da diversidade humana. Em um tempo marcado por intensas transformações sociais, culturais e tecnológicas, o debate sobre a educação inclusiva assume papel central na construção de uma escola que reconhece as diferenças como parte constitutiva da condição humana. A contemporaneidade impõe novos desafios à educação, exigindo profissionais comprometidos com a ética, a justiça e a equidade, capazes de compreender que incluir não é apenas integrar o aluno em um espaço escolar, mas redefinir práticas, valores e concepções de ensino e aprendizagem. A Universidade Estadual do Maranhão, por meio de seu programa de pós-graduação lato sensu, reafirma, com esta publicação, seu compromisso histórico com a formação de professores reflexivos, críticos e socialmente engajados, que compreendem a educação como um ato político e emancipador. A articulação entre teoria e prática, que permeou o curso de Educação Inclusiva, resultou em produções que expressam a complexidade do tema, o rigor acadêmico e a sensibilidade de quem vivencia a escola real — com seus desafios, conquistas e possibilidades. Os capítulos reunidos nesta coletânea são expressão da diversidade de perspectivas que compõem o campo da Educação Inclusiva. São vozes que se entrelaçam para discutir temas fundamentais à efetivação de uma escola democrática: as implicações sensoriais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas consequências para a aprendizagem e a convivência; as políticas públicas voltadas à educação de surdos e a centralidade da Libras e do bilinguismo na construção da identidade surda; as relações entre família, escola e tecnologias digitais e seus impactos na infância contemporânea; além de discussões sobre formação docente, práticas pedagógicas inclusivas, acessibilidade, ludicidade, tecnologias assistivas e direitos educacionais. Cada capítulo é fruto de investigações e experiências que buscam compreender a realidade educacional sob uma perspectiva inclusiva, questionando práticas excludentes e propondo caminhos pedagógicos fundamentados na escuta, na empatia e na valorização das diferenças. As análises desenvolvidas pelos autores revelam a importância de reconhecer a inclusão não apenas como uma política educacional, mas como um princípio ético que orienta a ação docente e transforma o modo de conceber o processo educativo. Ao reunir essas reflexões, “Vozes que Incluem” se consolida como um espaço de diálogo entre universidade, escola e comunidade, promovendo a difusão de conhecimentos produzidos no âmbito da formação continuada e reafirmando o papel da pesquisa como instrumento de transformação social. A obra expressa o entendimento de que a educação inclusiva é uma construção coletiva e permanente, que depende do envolvimento de todos os agentes educacionais e do compromisso institucional com a justiça social. Dessa forma, este livro ultrapassa o estatuto de simples produto acadêmico e se afirma como uma ação formativa e transformadora, marcada pelo compromisso ético e político de professores, pesquisadores e estudantes com uma educação que respeita e celebra as diferenças. Sua leitura convida à reflexão sobre as práticas pedagógicas e instiga o leitor a repensar o papel da escola frente aos desafios da contemporaneidade. Que cada página inspire novos olhares, novas escutas e novas práticas, estimulando o desejo de continuar aprendendo, pesquisando e lutando pela efetivação de uma educação inclusiva, equitativa e humanizadora, conforme orientam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. ISBN 978-65-5388-346-8 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-346-8 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática docente inclusiva | pt_BR |
| Título: dc.title | Vozes que incluem: desafios e saberes da educação inclusiva contemporânea | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Vozes que incluem desafios e saberes da educação inclusiva.pdf | O livro “Vozes que Incluem: Desafios e Saberes da Educação Inclusiva Contemporânea” constitui-se como uma produção coletiva do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Educação Inclusiva da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ofertado por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação UEMAnet, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A autoria deste livro é de docentes e estudantes bem como convidadas e convidados. Este texto evidencia o compromisso dos organizadores com o estudo, a pesquisa e a práxis pedagógica. | 2,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132348/1/Vozes que incluem desafios e saberes da educação inclusiva.pdfDownload |
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