O ensino de história local no ensino médio como estratégia de educação histórica: mapas afetivos e uso de fontes históricas

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, Rodrigo Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-07T16:58:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-07T16:58:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.other2024_dis_rsferreira.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132325-
Resumo: dc.description.abstractO fazer pedagógico dos professores de História na Educação Básica é marcado por desafios constantes. Nesse cenário, surgem também inovações docentes que buscam diversificar as metodologias, visando o engajamento dos alunos em um processo de ensino-aprendizagem que articule o cotidiano, o conhecimento histórico e os saberes dos discentes. Nesse contexto, o ensino de história local se configura como uma potente estratégia pedagógica para auxiliar na construção e no desenvolvimento de uma consciência histórica entre os estudantes da Educação Básica. Este trabalho propõe uma reflexão sobre o lugar a partir das experiências dos alunos de uma escola de ensino médio em Jijoca de Jericoacoara, município localizado no litoral norte do Ceará. Internacionalmente conhecido em função do turismo comercial, Jericoacoara é frequentemente representada como um paraíso primitivo, explorando suas belezas naturais como produto atrativo aos turistas. Através da análise de fontes históricas jornalísticas em sala de aula, utilizando conceitos elementares da historiografia, buscamos relacionar as representações do passado às memórias dos estudantes, familiares e moradores nativos de Jericoacoara. O objetivo é analisar o município sob uma ótica que se afaste da visão exótica, pitoresca e artificialmente forjada pela publicidade turística. As experiências relatadas neste trabalho também contaram com produções discentes, como os mapas afetivos. Estas representações cartográficas mobilizam afetos, lembranças, memórias familiares e a criatividade dos estudantes na reflexão sobre o passado de suas vidas, entrelaçando-o com o passado do lugar que moldou suas vivênciaspt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,93 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFontes históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMapas afetivospt_BR
Título: dc.titleO ensino de história local no ensino médio como estratégia de educação histórica: mapas afetivos e uso de fontes históricaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFCpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


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