
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, Rodrigo Sousa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-07T16:58:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-07T16:58:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_rsferreira.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132325 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O fazer pedagógico dos professores de História na Educação Básica é marcado por desafios constantes. Nesse cenário, surgem também inovações docentes que buscam diversificar as metodologias, visando o engajamento dos alunos em um processo de ensino-aprendizagem que articule o cotidiano, o conhecimento histórico e os saberes dos discentes. Nesse contexto, o ensino de história local se configura como uma potente estratégia pedagógica para auxiliar na construção e no desenvolvimento de uma consciência histórica entre os estudantes da Educação Básica. Este trabalho propõe uma reflexão sobre o lugar a partir das experiências dos alunos de uma escola de ensino médio em Jijoca de Jericoacoara, município localizado no litoral norte do Ceará. Internacionalmente conhecido em função do turismo comercial, Jericoacoara é frequentemente representada como um paraíso primitivo, explorando suas belezas naturais como produto atrativo aos turistas. Através da análise de fontes históricas jornalísticas em sala de aula, utilizando conceitos elementares da historiografia, buscamos relacionar as representações do passado às memórias dos estudantes, familiares e moradores nativos de Jericoacoara. O objetivo é analisar o município sob uma ótica que se afaste da visão exótica, pitoresca e artificialmente forjada pela publicidade turística. As experiências relatadas neste trabalho também contaram com produções discentes, como os mapas afetivos. Estas representações cartográficas mobilizam afetos, lembranças, memórias familiares e a criatividade dos estudantes na reflexão sobre o passado de suas vidas, entrelaçando-o com o passado do lugar que moldou suas vivências | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,93 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | História local | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Fontes históricas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Mapas afetivos | pt_BR |
| Título: dc.title | O ensino de história local no ensino médio como estratégia de educação histórica: mapas afetivos e uso de fontes históricas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2024_dis_rsferreira.pdf | 3,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132325/2/2024_dis_rsferreira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons