Evangélicos e ditadura militar brasileira (1964-1985): o uso de memórias e representações no ensino de história

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMENEZES, Marcelo Lemos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-07T16:52:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-07T16:52:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.other2024_dis_mlmenezes.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132324-
Resumo: dc.description.abstractO transbordar de memórias sobre a ditadura militar no Brasil tem gerado disputas e conflitos que indiscutivelmente chegaram até as escolas. Em meio a tais embaraços e desafios do presente, os historiadores/professores são impulsionados a revisitar criticamente seus métodos, conteúdos e abordagens executadas em salas de aula. Nosso trabalho visa contribuir na promoção de metodologias capazes de direcionar docentes e estudantes a um efetivo exercício de práticas investigativas sobre memórias e representações negacionistas. De forma simultânea, apresenta ferramentas e operações racionais possíveis de serem instrumentalizadas pelos discentes em suas vidas práticas, oportunizando compreensões ampliadas de suas realidades. Ademais, importa-nos deslocar para o centro da temática da ditadura militar, outras histórias, lembranças e identidades ainda negligenciadas por muitas narrativas que tratam sobre o tema. É nesse sentido, que invocamos em nossa pesquisa os sujeitos evangélicos. Permeando seus periódicos, suas representações e memórias, os situamos não como um grupo religioso homogêneo, tal qual o senso comum os vê, mas em suas heterogeneidades doutrinárias e identitárias, as quais mostrar-se-ão responsáveis por fundamentar posicionamentos, retratações e lembranças distintas do golpe militar de 1964. Em tempos de ascensão dos evangelicalismos no Brasil e suas respectivas representatividades em salas de aula, é impreterível compreendermos as identidades evangelicais abraçadas por nossos estudantes, mas ainda como tais identificações revelam-se essenciais para as aceitações ou recusas dos conteúdos históricos escolarizados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,98 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEvangélicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDitadura Militarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleEvangélicos e ditadura militar brasileira (1964-1985): o uso de memórias e representações no ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFCpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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