“Minhas (z)áreas são históricas?” memória, história local e educação patrimonial: usos e possibilidades para o ensino de história

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Tayná Moreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-06T17:41:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-06T17:41:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.other2024_dis_tmsilva.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132313-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho investiga o uso da História Local e da Educação Patrimonial no Ensino de História, com ênfase na aplicação desses conceitos para promover uma consciência histórica crítica entre os estudantes. O trabalho está struturado em quatro capítulos que exploram diferentes dimensões da pesquisa. O primeiro capítulo apresenta o contexto da pesquisa, focando na EEMTI Adahil Barreto Cavalcante e no Conjunto Timbó, onde ocorre a experimentação didática. Analisa-se o ambiente escolar, o ensino de História na instituição e as memórias escolares associadas. O segundo capítulo oferece um panorama histórico da cidade de Maracanaú, abordando sua emancipação, industrialização e os usos da cidade. Examina as disputas de memória e as narrativas oficiais e subalternizadas que moldam a percepção histórica local. No terceiro capítulo, são articulados os conceitos de História Local e Educação Patrimonial, discutindo suas potencialidades e desafios no Ensino de História. O capítulo detalha a experimentação didática desenvolvida, que culmina na elaboração de uma sequência didática apresentada no quarto capítulo. Esta sequência didática visa promover a conscientização histórica dos estudantes através do contato com os espaços da cidade, utilizando a História Local e a Educação Patrimonial como ferramentas metodológicas. Portanto, propomos uma abordagem que busca fortalecer o ensino-aprendizagem de História ao contextualizar o aprendizado e conectar os estudantes com sua realidade histórica local. A dissertação oferece um recurso educacional em formato de sequência didática, propiciando a possibilidade de integração entre História Local e a Educação Patrimonial no currículo escolar para fomentar uma compreensão crítica e situada da Históriapt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,08 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Título: dc.title“Minhas (z)áreas são históricas?” memória, história local e educação patrimonial: usos e possibilidades para o ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFCpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


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