
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | HOMCI, Isick Kauê Bianchini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-06T17:13:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-06T17:13:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_ikbhomci.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132311 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Na pesquisa em Ensino de História aqui materializada foram utilizadas, entre outras produções, modinhas seresteiras de Raimundo Ramos, conhecido popularmente como “Ramos Cotôco” - um astuto “bohêmio” e mediador cultural cearense –-, admitidas, considerando as especificidades das linguagens musical, enquanto narrativas que configuram práticas antidisciplinares parcialmente refratárias aos projetos de modernidade que procuravam se impor no Brasil entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Compostas no interstício dos anos de 1888 a 1906, essas poesias e modinhas golpeavam temas diversos relacionados ao cotidiano fortalezense como gênero, raça, moda, costumes, meio, remodelações urbanas, controle social, bohêmia, migrações, etc. Nas experiências de ensino desenvolvidas na educação básica, a produção modinheira e poética de Ramos foi analisada a partir do diálogo com pensadora(e)s como bell hooks, Lélia Gonzalez e Frantz Fanon, com vistas a discutir a formação patriarcal-racista do país, estruturada a partir da colonização, e a moldagem de sua face atual que estava sendo gestada na esteira dos projetos da modernidade assentados no higienismosanitarista e no darwinismo social em curso no período de transição do regime monárquico e escravocrata para o sistema republicano calcado no trabalho livre-assalariado. Nesse ínterim, as modinhas foram utilizadas em sala de aula enquanto recurso didático, fonte histórica e produto artístico, a partir das discussões elaboradas, entre outros, por José Geraldo Vinci de Moraes, Marcos Napolitano, Miriam Hermeto, Kátia Abud, José D’Asssunção Barros e Olavo Soares. Tendo como referência pesquisadora(e)s do Ensino de História, como Isabel Barca, Maria Auxiliadora Schmidt e Peter Lee, os resultados obtidos nas experiências de ensino realizadas na Escola de Ensino Fundamental e Médio Arquiteto Rogério Fróes com estudantes de 3ºs anos do ensino médio possibilitaram a construção, enquanto produto didático, de uma sequência de ensino pautada na noção de aula-oficina, tendo como eixo central a análise das modinhas seresteiras de Raimundo Ramos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,45 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história e música | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Modinhas seresteiras | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Raimundo Ramos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Antidisciplina | pt_BR |
| Título: dc.title | As modinhas de Raimundo Ramos nas encruzilhadas do tempo: canção popular e ensino de história | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2024_dis_ikbhomci.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132311/2/2024_dis_ikbhomci.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons