As modinhas de Raimundo Ramos nas encruzilhadas do tempo: canção popular e ensino de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHOMCI, Isick Kauê Bianchini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-06T17:13:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-06T17:13:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.other2024_dis_ikbhomci.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132311-
Resumo: dc.description.abstractNa pesquisa em Ensino de História aqui materializada foram utilizadas, entre outras produções, modinhas seresteiras de Raimundo Ramos, conhecido popularmente como “Ramos Cotôco” - um astuto “bohêmio” e mediador cultural cearense –-, admitidas, considerando as especificidades das linguagens musical, enquanto narrativas que configuram práticas antidisciplinares parcialmente refratárias aos projetos de modernidade que procuravam se impor no Brasil entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Compostas no interstício dos anos de 1888 a 1906, essas poesias e modinhas golpeavam temas diversos relacionados ao cotidiano fortalezense como gênero, raça, moda, costumes, meio, remodelações urbanas, controle social, bohêmia, migrações, etc. Nas experiências de ensino desenvolvidas na educação básica, a produção modinheira e poética de Ramos foi analisada a partir do diálogo com pensadora(e)s como bell hooks, Lélia Gonzalez e Frantz Fanon, com vistas a discutir a formação patriarcal-racista do país, estruturada a partir da colonização, e a moldagem de sua face atual que estava sendo gestada na esteira dos projetos da modernidade assentados no higienismosanitarista e no darwinismo social em curso no período de transição do regime monárquico e escravocrata para o sistema republicano calcado no trabalho livre-assalariado. Nesse ínterim, as modinhas foram utilizadas em sala de aula enquanto recurso didático, fonte histórica e produto artístico, a partir das discussões elaboradas, entre outros, por José Geraldo Vinci de Moraes, Marcos Napolitano, Miriam Hermeto, Kátia Abud, José D’Asssunção Barros e Olavo Soares. Tendo como referência pesquisadora(e)s do Ensino de História, como Isabel Barca, Maria Auxiliadora Schmidt e Peter Lee, os resultados obtidos nas experiências de ensino realizadas na Escola de Ensino Fundamental e Médio Arquiteto Rogério Fróes com estudantes de 3ºs anos do ensino médio possibilitaram a construção, enquanto produto didático, de uma sequência de ensino pautada na noção de aula-oficina, tendo como eixo central a análise das modinhas seresteiras de Raimundo Ramos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,45 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história e músicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModinhas seresteiraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRaimundo Ramospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAntidisciplinapt_BR
Título: dc.titleAs modinhas de Raimundo Ramos nas encruzilhadas do tempo: canção popular e ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFCpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons