
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Alagoas | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sales, Maria Lucélia da Hora | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Aryane Maria Claudino de O. | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Melo, Catharina Isis Santos de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Delano, Franklin Amaral | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Joelson da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Baltieri, Juliane Gonzaga | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Islaine Larissa Feliciano de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Delmoni, Mariana A. Lisboa D. | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Raimundo, Rute Otavio | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Ivani Mª da Silva Avelino | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rosa, Marina de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Ana Cleia dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-05T14:53:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-05T14:53:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Equidade e Valorização no SUS_Produto Educacional | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132292 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O curso "Equidade e Valorização no SUS: Um Compromisso de Todos" é uma ferramenta de Educação Permanente em Saúde, desenvolvida para promover um ambiente de trabalho equitativo, inclusivo e respeitoso no SUS. É dirigido a trabalhadoras e trabalhadores de todos os níveis na área da saúde, gestores, estudantes e ativistas, aprofundando o conhecimento sobre temas cruciais como gênero, raça, etnia, deficiência, saúde mental e maternagem, e fornecendo subsídios para o combate eficaz às diversas formas de violência e discriminação. Este produto educacional é fruto do projeto PET-Saúde Equidade UNCISAL/UNEAL, aprovado na Décima Primeira Edição do Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), com vigência entre 2024 e 2026. O curso autoinstrucional é uma ferramenta elaborada com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do desenvolvimento de ações de equidade, valorização das trabalhadoras e combate à discriminação. Ainha-se diretamente aos Objetivos Específicos e Geral do PET-Saúde Equidade ao materializar a meta de promover atividades autoinstrucionais em EAD e abordar os eixos de Gênero, Identidade de Gênero, Sexualidade, Raça, Etnia, Deficiências e as Interseccionalidades. É a principal estratégia de letramento do projeto, visando capacitar a força de trabalho para reconhecer, denunciar e combater a discriminação e promover a institucionalização das políticas de equidade. O curso é totalmente autoinstrucional e utiliza uma metodologia que combina diversos recursos para otimizar o aprendizado e a reflexão crítica: microvídeos, textos complementares, infográficos, estudo de caso e questões para reflexão. O conteúdo é dividido em quatro Módulos Temáticos: 1. Rompendo barreiras: Gênero, Raça e Etnia no SUS: Focado em abordar as desigualdades estruturais e a importância da equidade. 2. Racismo, Sexismo e Interseccionalidade: Detalha a manifestação do racismo e do sexismo no SUS, explorando a teoria da interseccionalidade e seus impactos, com Fóruns de Discussão para debate. 3. Políticas de Promoção da Equidade: Gênero, Raça e Etnia no SUS: Apresenta leis e políticas públicas antidiscriminatórias, com foco na avaliação de como esse conhecimento pode fortalecer a atuação e a defesa dos direitos das trabalhadoras. 4. Protagonismo e Boas Práticas no SUS: Perspectivas Nacionais e Locais (Alagoas): Capacita os participantes a implementar boas práticas de equidade e valorizar o protagonismo, incluindo Estudo de Caso e a realidade local em Alagoas. Pedagogicamente, o curso contribui de forma transformadora: • Abordagem Interseccional: Utiliza a lente da interseccionalidade para focar nas desigualdades estruturais, capacitando os participantes a compreenderem as iniquidades como um problema sistêmico e fundamental para o combate à estrutura racista e machista na saúde. • Reflexão Crítica e Aplicabilidade: A metodologia estimula a reflexão crítica por meio de Questões Norteadoras e Estudos de Caso, permitindo que o profissional saiba como aplicar boas práticas e promover a equidade em seu ambiente de trabalho. • Saúde Mental e Valorização: Atua preventivamente na minimização dos agravos à saúde mental das trabalhadoras afetadas por opressão e assédio, reforçando a valorização no cotidiano do SUS. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,19 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde Pública | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Permanente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Equidade em Saúde | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão para o trabalho | pt_BR |
| Título: dc.title | Curso Autoinstrucional: Equidade e Valorização no SUS: Um Compromisso de Todos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Administração Pública | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Equidade e Valorização no SUS_Produto Educacional.pdf | 4.3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132292/2/Equidade e Valorização no SUS_Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons