
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Sávyo Enrico Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-06T19:02:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-06T19:02:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_seralves.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132288 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho abordar a utilização dos jogos no Ensino de História. Para tal, buscamos refletir sobre os usos e abusos da ludicidade na educação. Problematizando práticas de mercadologização da educação, que elevam os jogos à condição de panaceia, uma espécie de tábua de salvação, remédio para todos os males do ensino. Esse olhar idealizado dos jogos em sua relação com o ensino é um dos processos responsáveis por gerar a confusão de conceitos como o de gamificação e ludicidade. Para nós, essas confusões não se dão por acaso. Estão, ao contrário, associadas a uma proposta neoliberal de entendimento da Educação. Por outro lado, tentamos propor discussões teórico-metodológicas com o intuito de contribuir na produção de alternativas de utilização de jogos no Ensino de História, tendo como perspectiva uma compreensão crítica da História. Para exemplificar os pontos discutidos na pesquisa, especificamos nossa análise no período medieval europeu. Analisamos os jogos Clash Royale (2016) e The Witcher (2015), tendo como objetivo observar como tais mídias reproduzem o passado em suas narrativas e sistemas de jogo (mecânicas). Examinamos também os jogos Carcassonne (2000) e o Bingo Iluminado da Idade Média (2023), que, bem como os anteriores, abordam o medievo europeu. Além disso, esses jogos foram escolhidos para as oficinas práticas, aplicadas - através dos preceitos metodológicos da educação histórica - com professores e estudantes das redes públicas e privadas de ensino básico. Ao fim do trabalho, propomos modos de uso de jogos em salas de aula no Ensino da História. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,42 MB | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História crítica | pt_BR |
| Título: dc.title | Em defesa da história ensinada: usos e abusos dos jogos no ensino de História | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2024_dis_seralves.pdf | 4,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132288/2/2024_dis_seralves.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons