
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bernardo, Felipe | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira Jr, Montauban | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Eulina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-04T20:27:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-04T20:27:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Recurso educacional- Felipe da Silva Bernardo.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132249 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esse material, apresentado como recurso educacional, é parte integrante de nossa pesquisa de Dissertação de Mestrado intitulada Porque nunca apostar em jogos de azar em plataformas online, em uma Escola Municipal de Japeri, RJ, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sob orientação do Professor Dr. Montauban Moreira de Oliveira Júnior e coorientação da Professora Dra. Eulina Coutinho Silva do Nascimento. Vivemos um momento em que os jogos de aposta, principalmente em ambientes digitais, estão cada vez mais presentes na rotina de jovens e adultos. O crescimento das plataformas de apostas online, muitas vezes apoiadas por publicidade intensa e promessas falsas de lucro rápido, tem se tornado um verdadeiro risco social. Foi a partir dessa preocupação que surgiu a ideia de criar o ProfBet. O site ProfBet, que pode ser acessado pelo link https://profbetgame. vercel.app, simula uma casa de apostas com um jogo chamado Jogo das Cores. Ao acessar a plataforma, o usuário se depara com uma experiência muito semelhante à de sites reais de apostas, mas com um propósito totalmente diferente: educar. O objetivo aqui é mostrar, de forma prática e envolvente, como esses jogos são estruturados para beneficiar a banca e não o jogador. Ao utilizar o Jogo das Cores, o participante é levado a fazer apostas baseadas em escolhas aparentemente simples, mas que, com o tempo, revelam seu verdadeiro caráter: são jogos desequilibrados, projetados com desvantagens matemáticas claras para o usuário. Essa dinâmica permite que o jogador perceba, através da vivência direta, como as chances nunca estão realmente a seu favor. Diferente das plataformas comerciais que incentivam a continuidade do vício, o ProfBet oferece um ambiente seguro, livre de riscos financeiros, onde o prejuízo é apenas simbólico, mas o aprendizado é real. A proposta é clara: transformar um problema social em uma poderosa oportunidade de reflexão e aprendizado matemático. diferente: educar. O objetivo aqui é mostrar, de forma prática e envolvente, como esses jogos são estruturados para beneficiar a banca e não o jogador. Ao utilizar o Jogo das Cores, o participante é levado a fazer apostas baseadas em escolhas aparentemente simples, mas que, com o tempo, revelam seu verdadeiro caráter: são jogos desequilibrados, projetados com desvantagens matemáticas claras para o usuário. Essa dinâmica permite que o jogador perceba, através da vivência direta, como as chances nunca estão realmente a seu favor. Diferente das plataformas comerciais que incentivam a continuidade do vício, o ProfBet oferece um ambiente seguro, livre de riscos financeiros, onde o prejuízo é apenas simbólico, mas o aprendizado é real. A proposta é clara: transformar um problema social em uma poderosa oportunidade de reflexão e aprendizado matemático.diferente: educar. O objetivo aqui é mostrar, de forma prática e envolvente, como esses jogos são estruturados para beneficiar a banca e não o jogador. Ao utilizar o Jogo das Cores, o participante é levado a fazer apostas baseadas em escolhas aparentemente simples, mas que, com o tempo, revelam seu verdadeiro caráter: são jogos desequilibrados, projetados com desvantagens matemáticas claras para o usuário. Essa dinâmica permite que o jogador perceba, através da vivência direta, como as chances nunca estão realmente a seu favor. Diferente das plataformas comerciais que incentivam a continuidade do vício, o ProfBet oferece um ambiente seguro, livre de riscos financeiros, onde o prejuízo é apenas simbólico, mas o aprendizado é real. A proposta é clara: transformar um problema social em uma poderosa oportunidade de reflexão e aprendizado matemático. diferente: educar. O objetivo aqui é mostrar, de forma prática e envolvente, como esses jogos são estruturados para beneficiar a banca e não o jogador. Ao utilizar o Jogo das Cores, o participante é levado a fazer apostas baseadas em escolhas aparentemente simples, mas que, com o tempo, revelam seu verdadeiro caráter: são jogos desequilibrados, projetados com desvantagens matemáticas claras para o usuário. Essa dinâmica permite que o jogador perceba, através da vivência direta, como as chances nunca estão realmente a seu favor. Diferente das plataformas comerciais que incentivam a continuidade do vício, o ProfBet oferece um ambiente seguro, livre de riscos financeiros, onde o prejuízo é apenas simbólico, mas o aprendizado é real. A proposta é clara: transformar um problema social em uma poderosa oportunidade de reflexão e aprendizado matemático. Para os educadores, o ProfBet se apresenta como uma ferramenta prática, acessível e atual. Pode ser utilizada em sala de aula, em projetos interdisciplinares ou até mesmo em conversas informais com alunos e famílias. Afinal, além dos conceitos matemáticos como probabilidade, valor esperado e análise combinatória, o jogo propicia discussões éticas e sociais fundamentais para a formação cidadã. Esperamos que esta plataforma não apenas ajude na compreensão matemática por trás dos jogos de azar, mas que também contribua para conscientizar sobre os perigos que essas práticas representam, especialmente para os mais jovens, que muitas vezes se tornam alvo fácil desse mercado. Mais do que uma simples simulação, o ProfBet é um convite à reflexão. Queremos que essa ferramenta chegue às escolas, às famílias e a todos que desejam compreender melhor os riscos e as armadilhas por trás dos jogos de aposta online. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 866KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Probabilidade. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos de Azar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Apostas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sites de Apostas | pt_BR |
| Título: dc.title | Site: ProfBet | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Recurso educacional- Felipe da Silva Bernardo.pdf | 865,12 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132249/2/Recurso educacional- Felipe da Silva Bernardo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons