O ENSINO DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM O GEOGEBRA - Produto Educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Josué Augusto Gonçalves da-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-04T11:33:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-04T11:33:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-04-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM O GEOGEBRApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132243-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é fruto da nossa dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – PPGEM, da Universidade Estadual do Pará – UEPA, que tem como título O ensino das funções seno e cosseno por atividades experimentais com o GeoGebra desenvolvido por Silva (2025), sob a orientação do Prof.° Dr. Pedro Franco de Sá. Este caderno de atividades é fruto de uma pesquisa que “Investigou as contribuições de uma sequência didática, com intuito de melhorar o Ensino e Aprendizagem dos alunos do 2° ano do Ensino Médio sobre o conteúdo das Funções Trigonométricas seno e cosseno, com a utilização do aplicativo GeoGebra”. O material foi desenvolvido com base no trabalho de Corrêa (2016), adaptado para o GeoGebra. A sequência didática (SD) foi validada por professores de matemática, que poderão ajustá-la às necessidades específicas de cada turma. A elaboração do nosso conjunto de atividades teve como base as ideias e pressupostos da Engenharia Didática, metodologia da vertente da Didática Matemática, que segundo Artigue (1995, p. 36) “caracteriza-se antes de mais por um esquema experimental baseado nas realizações didáticas na sala de aula, ou seja, na concepção, realização, observação e análise de sequências de ensino”. Além disso, a nossa metodologia de ensino se baseou no ensino por atividades experimentais com os trabalhos de Sá, Mafra e Fossa (2022), Sá (2020, 2019), Piccolo (2012), Corrêa (2016). Neste caderno, apresentamos um conjunto de 9 (nove) atividades, cada uma explorando 11 (onze) aplicativos desenvolvidos no GeoGebra. O público-alvo são estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Para aprimorar a nossa SD, incorporamos opiniões e sugestões de professores de matemática do Ensino Médio. Como resultado, criamos um livro digital complementar com os mesmos aplicativos, mas com questões de múltipla escolha, oferecendo um material alternativo para a fixação dos conceitos de funções seno https://www.geogebra.org/m/gbmxwepapt_BR
Tamanho: dc.format.extent3440pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Senopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Cossenopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM O GEOGEBRA - Produto Educacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais