
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ | pt_BR | 
| Autor(es): dc.contributor.author | DE SÁ, Paulo Sérgio Alves | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-29T13:27:54Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-29T13:27:54Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - | 
| identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO PAULO DE SÁ (1).pdf | pt_BR | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132098 | - | 
| Resumo: dc.description.abstract | O conhecimento histórico construído em sala de aula e fora dela é crucial para o desenvolvimento intelectual de alunos e alunas que, por meio dele, serão capazes de aprofundarem a compreensão histórica da realidade em que se encontram e agir de maneira mais firme e decisiva, fazendo escolhas que afetam a si e à sociedade onde estão inseridos. Nessa perspectiva, a dissertação intitulada “A produção imagética para refletir a História regional no ensino de história: a Cabanagem (1835-1840) sob a ótica dos memes”, visa ampliar a discussão em torno da história regional, buscando aproximar alunos e alunas dessa temática, criando condições para o protagonismo na produção de saber histórico, de forma que esteja relacionado a vida cotidiana e que, portanto, faça sentido ensinar e aprender história. Esses elementos têm como um de seus aportes teóricos os conceitos de consciência histórica, narrativa e cultura histórica de Rüsen e Cerri. Dessa forma, de três turmas do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Pitágoras, localizada no município de Ananindeua, no Pará, discutirão e apresentarão suas visões acerca do tema Cabanagem, utilizando-se, para isso, a linguagem dos memes que é tão peculiar, que faz parte do seu cotidiano e que apresentam enorme potencial de produção de narrativas históricas. A metodologia utilizada para esse trabalho tem como referência a aula-oficina de Barca, Ramos e Antunes, visando a produção de saber a partir dos conhecimentos prévios dos discentes. Os resultados alcançados são a base para a elaboração de um livreto, que acrescente elementos ao livro didático já utilizado cotidianamente em sala de aula e ofereça alternativas na divulgação da história regional. | pt_BR | 
| Tamanho: dc.format.extent | 2,2 MB | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * | 
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * | 
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. História Regional. Aprendizagem Histórica. Memes da Internet. | pt_BR | 
| Título: dc.title | A produção imagética para refletir a História regional no ensino de História: a Cabanagem (1835-1840) sob a ótica dos memes. | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR | 
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA-PROFHISTÓRIA | pt_BR | 
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO PAULO DE SÁ (1).pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132098/2/DISSERTAÇÃO PAULO DE SÁ (1).pdfDownload | 
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
        Licença Creative Commons