
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE | pt_BR | 
| Autor(es): dc.contributor.author | Garcia, Mariana Brito | - | 
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, Sarah Gomes Pereira | - | 
| Autor(es): dc.contributor.author | de Moraes, Erica Brandão | - | 
| Autor(es): dc.contributor.author | Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti | - | 
| Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos, Katerine Moraes | - | 
| Autor(es): dc.contributor.author | Mohsen, Kelly da Silva Rocha | - | 
| Autor(es): dc.contributor.author | Pace, Francisleine de Souza | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-28T00:04:30Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-28T00:04:30Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10 | - | 
| identificador: dc.identifier.other | folder informativo ferramenta ISBAR para transição de cuidado | pt_BR | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132079 | - | 
| Resumo: dc.description.abstract | O folder tem como objetivo ser uma ferramenta educativa e de apoio à prática profissional, orientando a equipe de saúde sobre a aplicação da metodologia ISBAR (Identificação, Situação, Breve Histórico, Avaliação e Recomendação). Desenvolvido por graduandas de Enfermagem no contexto da disciplina de Gerência II, o material busca padronizar e aprimorar a comunicação entre profissionais de saúde, promovendo segurança, continuidade e qualidade na assistência ao paciente. O conteúdo apresenta os conceitos, etapas e aplicações práticas do ISBAR em diferentes situações como passagem de plantão, transferências, emergências e interconsultas, além de destacar o papel de cada categoria profissional na implementação do método. O folder enfatiza que o uso do ISBAR reduz falhas de comunicação, previne eventos adversos e fortalece a cultura de segurança nas instituições de saúde, especialmente em contextos de alto risco, como maternidades e unidades hospitalares. | pt_BR | 
| Tamanho: dc.format.extent | 614 kb | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * | 
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * | 
| Palavras-chave: dc.subject | Transição de Cuidado | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | ISBAR | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Passagem de plantão | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação efetiva | pt_BR | 
| Título: dc.title | Aplicação da ferramenta ISBAR para transição de cuidado | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR | 
| Curso: dc.subject.course | Enfermagem | pt_BR | 
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Gerência em Enfermagem II | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| folder informativo ISBAR .pdf | 599,21 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132079/2/folder informativo ISBAR .pdfDownload | 
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
        Licença Creative Commons