GEOMETRIA DINÂMICA COM GEOGEBRA: Regra de Três em Contextos Reais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Edilson Pinheiro de-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-24T19:30:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-24T19:30:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-24-
identificador: dc.identifier.otherGEOMETRIA DINÂMICA COM GEOGEBRA: Regra de Três em Contextos Reaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132014-
Resumo: dc.description.abstractÉ com imenso prazer que apresento este trabalho, cujo objetivo principal é proporcionar uma forma interativa para o ensino e aprendizagem de importantes conceitos matemáticos. Mais precisamente sobre as relações entre grandezas proporcionais diretas e inversas, e para a busca de uma participação atraente e principalmente efetiva, utilizou-se o software GeoGebra como ferramenta tecnológica de apoio ao conhecimento. A Matemática tem papel importantíssimo para a humanidade, ela está presente em inúmeras situações do dia a dia, contudo, no que diz respeito ao ensino desta disciplina, muitos alunos têm apresentado dificuldades em sua aprendizagem, ocasionado em parte por uma metodologia ineficaz. Neste sentido, a utilização de ferramentas tecnológicas como o GeoGebra, surgem como auxílio na busca de um maior engajamento e consequentemente aprendizado, por possuir uma interface dinâmica e visualização prática do Objeto de Conhecimento em estudo. Este livreto foi organizado para explorar conceitos matemáticos importantes, relacionando teoria e prática por meio de exemplos do cotidiano a serem trabalhados de forma interativa. Com a ajuda do GeoGebra, os leitores poderão visualizar graficamente as relações de proporcionalidade, aumentando a possibilidade de assimilação desse relevante conteúdo matemático. Também vale ressaltar que essas atividades foram pensadas para que os discentes consigam aplicar esses conhecimentos em situações reais, reforçando a importância da Matemática em nossas vidas. Espero que este material incentive alunos e professores no estudo criativo e atraente dos conceitos matemáticos, buscando utilizar a tecnologia como ferramenta de apoio para o interesse e a facilitação da compreensão dessa importante ciência. Desejo a todos uma boa leitura e um excelente aprendizado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent865pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRegra de Trêspt_BR
Título: dc.titleGEOMETRIA DINÂMICA COM GEOGEBRA: Regra de Três em Contextos Reaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais