“Conta mais!” O desenvolvimento da consciência e do letramento histórico de educandos nos anos iniciais a partir da metodologia de contação de histórias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, Luiz Filipe Loureiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-21T16:55:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-21T16:55:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.other“Conta mais!” O desenvolvimento da consciência e do letramento histórico de educandos nos anos iniciais a partir da metodologia de contação de históriaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131895-
Resumo: dc.description.abstractacademia deve estabelecer com a prática docente no ensino básico, o trabalho buscará construir o referencial teórico, a fim de defender a potencialização da Consciência Histórica e do Letramento Histórico a partir da contação de histórias, como ferramenta pedagógica útil e eficaz para a formação crítica das crianças Ensino Fundamental I, Anos Iniciais. É preciso, cada vez mais, entender a sala de aula como um espaço de produção de conhecimento que deve ser levado em consideração, sem hierarquias, pela academia. Assim, pensar a Escola como um espaço profícuo de produção de conhecimentos específicos, com saberes próprios e que dialogam diretamente com a Academia. Nesse sentido, esse trabalho objetivou a construção de uma proposta de metodologia de contação de histórias que vise de possibilitar o constante desenvolvimento da Consciência Histórica (RUSEN) e do Letramento Histórico (BARCA; LEE), envolvendo a construção de um manual de contação para utilização por demais profissionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18.958 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcademiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Básicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento históricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução de conhecimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência históricapt_BR
Título: dc.title“Conta mais!” O desenvolvimento da consciência e do letramento histórico de educandos nos anos iniciais a partir da metodologia de contação de históriaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons