Uma proposta didática sobre sequências e progressões com a cadeia de blocos do Bitcoin

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Émerson Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorde Almeida, Deise Mara Barbosa-
Autor(es): dc.contributor.authorBernardo, Leomaques Francisco Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-21T03:06:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-21T03:06:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-22-
identificador: dc.identifier.otherRE_Emersonpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131874-
Resumo: dc.description.abstractA matemática é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico, da capacidade de resolver problemas e da compreensão das relações numéricas que permeiam nosso cotidiano e a evolução tecnológica da sociedade. Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática voltada ao ensino de sequências numéricas e progressões aritméticas e geométricas, integrando conceitos da tecnologia Blockchain e da rede Bitcoin. A ideia central é utilizar a estrutura da cadeia de blocos do Bitcoin como contexto prático para motivar os alunos e unir o conteúdo matemático com tecnologia com objetivo de desenvolver a compreensão dos alunos sobre sequências numéricas, incluindo sequências aritméticas e geométricas. A proposta pode ser aplicada em turmas do Ensino Médio ou Ensino Fundamental. Propõe-se uma abordagem de aprendizagem ativa, fundamentada na articulação entre os conceitos matemáticos e o uso da tecnologia como recurso didático.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectSequências; Progressões; Sequências Didáticas; Bitcoin; Blockchain.pt_BR
Título: dc.titleUma proposta didática sobre sequências e progressões com a cadeia de blocos do Bitcoinpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons