
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Émerson Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Almeida, Deise Mara Barbosa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bernardo, Leomaques Francisco Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-21T03:06:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-21T03:06:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-22 | - |
| identificador: dc.identifier.other | RE_Emerson | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131874 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A matemática é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico, da capacidade de resolver problemas e da compreensão das relações numéricas que permeiam nosso cotidiano e a evolução tecnológica da sociedade. Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática voltada ao ensino de sequências numéricas e progressões aritméticas e geométricas, integrando conceitos da tecnologia Blockchain e da rede Bitcoin. A ideia central é utilizar a estrutura da cadeia de blocos do Bitcoin como contexto prático para motivar os alunos e unir o conteúdo matemático com tecnologia com objetivo de desenvolver a compreensão dos alunos sobre sequências numéricas, incluindo sequências aritméticas e geométricas. A proposta pode ser aplicada em turmas do Ensino Médio ou Ensino Fundamental. Propõe-se uma abordagem de aprendizagem ativa, fundamentada na articulação entre os conceitos matemáticos e o uso da tecnologia como recurso didático. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequências; Progressões; Sequências Didáticas; Bitcoin; Blockchain. | pt_BR |
| Título: dc.title | Uma proposta didática sobre sequências e progressões com a cadeia de blocos do Bitcoin | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| RE_Emerson.pdf | 632,33 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131874/2/RE_Emerson.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons