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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BARBOSA, Natália de Assis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-20T16:37:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-20T16:37:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2022_dis_nabarbosa.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131867 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Tomando a literatura como fonte histórica, o presente trabalho tem por objetivo investigar como a literatura indígena contemporânea pode contribuir com o ensino de História na Educação Básica. Partimos das renovações teórico-metodológicas da História, bem como das novas concepções pedagógicas que reconhecem a sala de aula como local de produção de conhecimento. Neste sentido, buscamos analisar a obra Metade Cara, Metade Máscara, da escritora indígena Eliane Potiguara (2019), com o intento de refletir sobre as possibilidades de seu uso como fonte no ensino de História, bem como de elaborar uma proposta de material didático para o ensino de História Indígena, em comunicação com a lei 11.645 de 10 de março de 2008. Priorizamos, sobretudo, dialogar com intelectuais indígenas, tais como: Daniel Munduruku (2012), Julie Dorrico (2019) e Ely Macuxi (2019). As narrativas indígenas mostraram-se importantes para a produção de conhecimentos e para a aprendizagem acerca da História do Brasil Contemporâneo e do protagonismo indígena em sala de aula, lançando luz sobre problemáti | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,93 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História indígena | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura indígena | pt_BR |
| Título: dc.title | “Chega de matar minhas cantigas e calar a minha voz”: um diálogo entre a obra Metade cara, metade máscara, de Eliane Potiguara e o ensino de história na educação básica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2022_dis_nabarbosa.pdf | 4.93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131867/2/2022_dis_nabarbosa.pdfDownload |
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