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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BARRETO, Héctor Cândido Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-20T17:15:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-20T17:15:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2023_dis_hcobarreto.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131855 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação teve por objetivo investigar a formação de uma memória social e suas representações sobre a escravidão e o pós-abolição cearense a partir da análise e problematização dos discursos publicados na revista do Instituto Histórico do Ceará em 1984, I centenário da abolição da escravatura no Ceará e que impactou num ensino de história do Ceará voltado à branquitude. Uma narrativa hegemônica que, quando não invisibilizou, desqualificou a função social do negro tanto quanto o estigmatizou, associando-o à escravidão, à subserviência e à incapacidade intelectual quase como uma relação inerente. Contribuindo para a (re)produção de um conhecimento histórico escolar pautado nos discursos raciais presentes nessa produção, afirmando uma historiografia racializada que patrocinou uma memorialização sobre os negros cearenses vinculada à escravidão, estruturando uma imagem de inferiorização racial e de uma identidade vitimista, vexatória, humilhante e intrinsecamente relacionada a escravidão. A pesquisa se desenvolve una problematização da estruturação de um racismo local que atravessou todos estes pontos, produzindo em seu seio, um letramento pelo ensino, embebido de segregação racial e uma espécie de inferioridade natural relegada a pessoas negras. Através de uma proposta de educação para as relações étnico raciais, tecemos enfrentamentos ideológicos a constituição de paradigmas ocidentais que promoveram a naturalização do afastamento da negritude em nossas salas de aulas. Por fim, propomos uma sequência didática através de aulas oficinas que visa o mapeamento da negritude fortalezense a partir de um banco de referências afro brasileiras desenvolvido por estudantes da educação básica pública, no qual possam estar representados: comunidades, personagens, eventos e sociabilidades negras na cidade de Fortaleza. Material que será orientador de trabalhos em sala de aula na abordagem de conceitos como: memória e história da escravidão e pós-abolição, identidades, racismo e territorialidades, trazendo para o visível coletivos, sujeitos e sociabilidades negras, cotidianamente invisibilizados e sendo contributivo para mapeamento e representatividade frente ao campo proposto. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,56 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico raciais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pós-abolição | pt_BR |
| Título: dc.title | Fortaleza, uma cidade negra na “Terra da Luz”: ensino de história e memórias do pós-abolição no enfrentamento à invisibilização afrocearense | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2023_dis_hcobarreto.pdf | 2.56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131855/2/2023_dis_hcobarreto.pdfDownload |
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