Historiografia, música e decolonialidade: possibilidades no ensino de história no Ceará

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERNANDES, Emílio Albuquerque-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-20T14:33:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-20T14:33:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.other2023_dis_eafernandes.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131852-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho propõe, a partir de um dado recorte, possibilidades dos usos da música como recurso didático em sala de aula para o Ensino de História no Ceará. O recorte em questão foi a investigação/problematização de teses e dissertações sobre o tema da música como objeto de estudo no Ceará, publicadas em programas de pós-graduação em História, entre os anos de 2008 e 2019. Partimos de um debate teórico-metodológico com base na interlocução entre as discussões apresentadas pelas fontes (fundamentadas majoritariamente em autores canônicos da História) e autores do Pensamento Pós-Colonial, Feminismos Interseccionais e Giro Decolonial propostos por esta pesquisa para que, nesse processo, desenvolvêssemos laboratórios de experimentação do estudo de temáticas da História no Ceará para o Ensino Médio. Assim, na primeira parte dos capítulos apresentamos os autores das teses e dissertações e suas respectivas inclinações teórico-metodológicas sobre História e Música, com o objetivo de identificar o lugar social da operação historiográfica e relevar o lugar epistêmico geralmente ocultado. Na segunda parte indicamos uma fonte de cada tese ou dissertação, onde elas assumem a condição de situação-problema, para discutirmos temas referentes ao Ensino de História no Ceará. No primeiro capítulo mobilizamos o conceito de interseccionalidade para identificar, por meio da música no período da Belle Époque, como as opressões de classe, raça e gênero são correlacionadas, indissociáveis, e por isso, devem ser estudadas de forma combinada. No segundo capítulo articulamos o conceito de sistema-mundo moderno/colonial para se contrapor à ideia de integração nacional propagada pelo regime estadonovista na música da Era do Rádio. Concluímos o terceiro capítulo propondo uma discussão sobre o conceito de transmodernidade e suas imbricações na música do período da Ditadura Militar. Como parte integrante desta dissertação, formulamos um Guia Ilustrado no formato de Material de Apoio Didático para professores e estudantes de História do Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,13 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMúsicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidadept_BR
Título: dc.titleHistoriografia, música e decolonialidade: possibilidades no ensino de história no Cearápt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFCpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória