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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | FERNANDES, Emílio Albuquerque | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-20T14:33:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-20T14:33:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2023_dis_eafernandes.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131852 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho propõe, a partir de um dado recorte, possibilidades dos usos da música como recurso didático em sala de aula para o Ensino de História no Ceará. O recorte em questão foi a investigação/problematização de teses e dissertações sobre o tema da música como objeto de estudo no Ceará, publicadas em programas de pós-graduação em História, entre os anos de 2008 e 2019. Partimos de um debate teórico-metodológico com base na interlocução entre as discussões apresentadas pelas fontes (fundamentadas majoritariamente em autores canônicos da História) e autores do Pensamento Pós-Colonial, Feminismos Interseccionais e Giro Decolonial propostos por esta pesquisa para que, nesse processo, desenvolvêssemos laboratórios de experimentação do estudo de temáticas da História no Ceará para o Ensino Médio. Assim, na primeira parte dos capítulos apresentamos os autores das teses e dissertações e suas respectivas inclinações teórico-metodológicas sobre História e Música, com o objetivo de identificar o lugar social da operação historiográfica e relevar o lugar epistêmico geralmente ocultado. Na segunda parte indicamos uma fonte de cada tese ou dissertação, onde elas assumem a condição de situação-problema, para discutirmos temas referentes ao Ensino de História no Ceará. No primeiro capítulo mobilizamos o conceito de interseccionalidade para identificar, por meio da música no período da Belle Époque, como as opressões de classe, raça e gênero são correlacionadas, indissociáveis, e por isso, devem ser estudadas de forma combinada. No segundo capítulo articulamos o conceito de sistema-mundo moderno/colonial para se contrapor à ideia de integração nacional propagada pelo regime estadonovista na música da Era do Rádio. Concluímos o terceiro capítulo propondo uma discussão sobre o conceito de transmodernidade e suas imbricações na música do período da Ditadura Militar. Como parte integrante desta dissertação, formulamos um Guia Ilustrado no formato de Material de Apoio Didático para professores e estudantes de História do Ensino Médio. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 8,13 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Historiografia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
| Título: dc.title | Historiografia, música e decolonialidade: possibilidades no ensino de história no Ceará | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
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| 2023_dis_eafernandes.pdf | 8.13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131852/1/2023_dis_eafernandes.pdfDownload |
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