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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA JÚNIOR, João Eudes Alexandre de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-20T14:03:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-20T14:03:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2023_dis_jeasousajunior.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131851 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Nesta dissertação, orientada por tendências pedagógicas progressistas, propõe-se o uso crítico, reflexivo e emancipador dos artefatos em prol de adequações sociotécnicas das tecnologias digitais na urdidura de um ensino de história contra-hegemônico. Este ensino pode estimular projetos de vida não apenas individuais, mas coletivos e transformadores, buscando assumir uma base pedagógica tecnodocente, atenta à ludicidade e ao materialismo histórico. Assim, o grau de autonomia discente conferido à história ensinada só faz sentido quando atrelado à consciência de classe, sendo em função desta que se tenciona mobilizar a consciência histórica e desenvolver o pensamento histórico. A construção analítica e propositiva ocorre ante a relação entre a história ensinada e o “Novo” Ensino Médio: redução drástica da carga horária; contradições entre os documentos curriculares formais; falta de matérias didáticos estruturados para os(as) estudantes; impossibilidade de recursos financeiros e humanos (tempo de planejamento) para que as escolas produzam seus próprios materiais. Estes quatro pontos configuram o problema central que se buscou analisar, explicar e, dentro do possível, solucionar, através de uma proposta de intervenção atenta à ludoliteracia e à pedagogia histórico-crítica, objetivando efetivar uma literacia histórica tecnodocente em função de um reconstrucionismo dialógico da história ensinada, sem se esquivar de questões emergenciais ou ainda atuais do capitalismo, como a hiperculturalidade, hiperprodutividade e suas patologias. Para tanto, na dimensão analítica empregou-se uma metodologia de abordagem quali-quantitativa mediante investigação documental, bibliográfica, aplicação de questionários estruturados e semiestruturados com professores e estudantes do Ensino Médio. Na dimensão propositiva, buscou-se aproximação com a didática reconstrutivista da história, objetivando propor uma estrutura histórica utilizável (UHF) por meio da elaboração de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) a partir do diálogo dos alunos e alunas com fontes primárias de acordo com o modelo de aula oficina. O repertório conceitual mobilizado é fundamentalmente multidisciplinar e interdisciplinar, recorrendo a uma série de autores e autoras que auxiliaram na análise perspectivada da ação docente, destacando-se Freire (1996; 1997), Lee (2006; 2016), Barca (2004; 2006), Rüsen (2010; 2014), Marx (2007; 2017), Feenberg (2010; 2011), Schmidt (2020; 2021), Han (2017; 2019), Saviani (1999; 2015), Duarte (2003; 2008), Rancière (2002; 2007), Woodcock (2020), Bey (2004), Zagal (2010), Benjamin (2013), Morozov (2018), Luckesi (2014), Albaine (2019), Lima e Loureiro (2019). Tencionando um lugar para o desenvolvimento da história ensinada em ambiente escolar, foi possível constatar que a literacia histórica no Ensino Médio, demanda também uma literacia digital. Conclui-se que ambas são potencializadas quando há contato dos(as) estudantes com fontes históricas primárias e elaboração de produtos autorais por meio de atividades lúdica | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 8,61 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnodocência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ludoliteracia histórica | pt_BR |
| Título: dc.title | O fim da história ensinada: tecnodocência, currículo e ludoliteracia histórica crítico-significativa para o ensino médio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
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| 2023_dis_jeasousajunior.pdf | 8.61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131851/2/2023_dis_jeasousajunior.pdfDownload |
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