Autoria indígena, materiais didáticos e o ensino de história: caminhos para a descolonização do conhecimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Natali Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-20T15:01:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-20T15:01:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.other2023_dis_nmlima.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131846-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho trata sobre a temática indígena no ensino de História e os materiais didáticos a partir da Lei nº 11.645/2008 e o Parecer CNE/CNB nº 14/2015, considerando os avanços, mas também as dificuldades que ainda precisam ser superadas para sua implementação, buscando promover a descolonização do conhecimento. Para isso, refletimos sobre o contexto histórico de elaboração e publicação da referida lei, destacando a participação dos movimentos negro e indígena nesse processo. Abordamos os papéis que o livro didático exerce no ensino de História e culturas indígenas no Brasil, pensando como esses materiais estão em diálogo com as normativas educacionais vigentes, principalmente com a Lei nº 11.645/2008. Concluindo que ainda não existe uma adaptação adequada desses materiais, abordamos sobre outras possibilidades de abordagem para tratarmos da temática indígena em sala de aula, utilizando o trabalho com fontes a partir de uma perspectiva anticolonial, que reconheça e valorize os protagonismos indígenas. Por fim, como parte propositiva, elaboramos um material didático, no formato de aulas-oficina, utilizando como base fontes de autoria indígena de povos originários, que habitam o território cearense. A proposta para esse material é que ele seja utilizado em aulas de História no Ensino Fundamental, anos finaispt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,04 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutoria indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMateriais didáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDescolonização do conhecimentopt_BR
Título: dc.titleAutoria indígena, materiais didáticos e o ensino de história: caminhos para a descolonização do conhecimentopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFCpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons