
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | CRUZ, Sandoval Matoso da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-20T14:50:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-20T14:50:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2023_dis_smcruz.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131845 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho busca refletir e pensar sobre o ensino de História e a ditadura militar, tema, atualmente, bastante delicado para os professores e professoras, a partir da compreensão e utilização da História Local e da História Pública como recursos potentes para o enfrentamento da questão. Para isso, primeiramente, fez-se um recorte espacial (cidade de Fortaleza), temporal (1960-1980) e temático (Ditadura Militar) no intuito pôr em prática o exercício de olhar a historicidade e as diferentes camadas de tempos com as quais se lida ao transitar em uma cidade. Depois, produziu-se uma nuvem de palavras, na plataforma virtual Mentimeter, com estudantes de escolas distintas (pública e privada), tentando capturar suas impressões iniciais sobre temas inerentes e conexos à ditadura, seguido da aplicação de um questionário para esmiuçar tais entendimentos. A partir disso, elaborou-se um roteiro espacial, concretizado em um mapa sensorial, interativo e ilustrado; e um modelo de ação, o projeto “Nos porões da ditadura”, para experimentar, na prática, a vivência de aulas que usem a “cidade como texto”. Por fim, percebeu-se que professores que desejam pensar a História Ensinada em sua relação com a História Publica e a História Local, precisam lidar com conceitos que auxiliem os estudantes a compreender de forma mais crítica a realidade histórico social que lhes cerca. Em virtude disso, listou-se 11 conceitos, considerados basilares para pensar o Ensino de História em sua relação com a História Pública e a Cidade, detalhando, ainda que brevemente, suas definições, a partir de autores referenciais, em um compacto inventário, instrumento necessário para a aplicação da proposta de aula e melhor manuseio do mapa interativo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5,13 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História pública | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aula de campo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ditadura Militar | pt_BR |
| Título: dc.title | História local e ensino de história: um estudo dos modos de pensar o espaço da cidade de Fortaleza e sua relação com a Ditadura 1964-85 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2023_dis_smcruz.pdf | 5.13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131845/2/2023_dis_smcruz.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons