História local e ensino de história: um estudo dos modos de pensar o espaço da cidade de Fortaleza e sua relação com a Ditadura 1964-85

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCRUZ, Sandoval Matoso da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-20T14:50:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-20T14:50:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.other2023_dis_smcruz.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131845-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho busca refletir e pensar sobre o ensino de História e a ditadura militar, tema, atualmente, bastante delicado para os professores e professoras, a partir da compreensão e utilização da História Local e da História Pública como recursos potentes para o enfrentamento da questão. Para isso, primeiramente, fez-se um recorte espacial (cidade de Fortaleza), temporal (1960-1980) e temático (Ditadura Militar) no intuito pôr em prática o exercício de olhar a historicidade e as diferentes camadas de tempos com as quais se lida ao transitar em uma cidade. Depois, produziu-se uma nuvem de palavras, na plataforma virtual Mentimeter, com estudantes de escolas distintas (pública e privada), tentando capturar suas impressões iniciais sobre temas inerentes e conexos à ditadura, seguido da aplicação de um questionário para esmiuçar tais entendimentos. A partir disso, elaborou-se um roteiro espacial, concretizado em um mapa sensorial, interativo e ilustrado; e um modelo de ação, o projeto “Nos porões da ditadura”, para experimentar, na prática, a vivência de aulas que usem a “cidade como texto”. Por fim, percebeu-se que professores que desejam pensar a História Ensinada em sua relação com a História Publica e a História Local, precisam lidar com conceitos que auxiliem os estudantes a compreender de forma mais crítica a realidade histórico social que lhes cerca. Em virtude disso, listou-se 11 conceitos, considerados basilares para pensar o Ensino de História em sua relação com a História Pública e a Cidade, detalhando, ainda que brevemente, suas definições, a partir de autores referenciais, em um compacto inventário, instrumento necessário para a aplicação da proposta de aula e melhor manuseio do mapa interativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,13 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAula de campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDitadura Militarpt_BR
Título: dc.titleHistória local e ensino de história: um estudo dos modos de pensar o espaço da cidade de Fortaleza e sua relação com a Ditadura 1964-85pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFCpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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