
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | CLARINDO, Jefferson Ênio Prado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-20T14:45:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-20T14:45:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2023_dis_jepclarindo.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131844 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho busca analisar as relações entre Instituto Aliança, uma instituição privada, e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará na definição dos currículos e na produção de materiais didáticos usados em disciplinas nas Escolas Profissionais, e questiona a maneira como a formação no Ensino Médio é excessivamente voltada para atender às demandas do mercado de trabalho. Partindo desses pressupostos, buscamos demonstrar a fragilidade teórica do material usado para auxiliar as aulas da disciplina “Mundo do Trabalho” e a influência dessa cartilha nos relatórios finais de estágio. Por fim, propomos um instrumento didático, no qual apresentamos alternativas para abordar o conceito de trabalho no Ensino de História. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 8,29 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Mundos do trabalho | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas profissionais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Título: dc.title | Mundos do trabalho e ensino de história: consciência histórica nas escolas profissionais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2023_dis_jepclarindo.pdf | 8.29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131844/2/2023_dis_jepclarindo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons