
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, Marisnanda Mota | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-20T14:08:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-20T14:08:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2023_dis_mmaraujo.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131842 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa ora proposta está inserida na área da Didática da História e tem como objetivo investigar o ensino de história e a aprendizagem histórica de estudantes da Educação Básica através de suas experiências na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e na Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE), entre os anos de 2018 e 2022, período em que eu participo dessas competições. Partindo de uma “escrita de si”, essa pesquisa também pretende discorrer acerca das minhas experiências como docente e em que medida a participação como professora orientadora de equipes nas olimpíadas supracitadas, provocaram alterações na forma como eu ensino história. Portanto, a hipótese central desse trabalho é analisar como a ONHB e a OCHE contribuem para uma aprendizagem significativa para os estudantes, mirando na construção da Consciência Histórica e quais as suas implicações nas minhas práticas docentes ao longo desses cinco anos de experiência olímpica. Para atingir tal objetivo, alicerçamos os estudos a partir de Isabel Barca, Cristina Meneguello, Ridson Miranda, Jörn Rüsen, dentre outros. O método adotado foi a análise documental, a realização de entrevistas semiestruturadas com membros das comissões organizadoras das olimpíadas e a aplicação de um questionário para coleta de dados com os estudantes, por isso, trata-se, de uma pesquisa qualitativa na concepção de Biklen e Bogdan e de Eisner. Assim, a dissertação está estruturada em quatro capítulos onde procuro apresentar reflexões e possibilidades sobre o ensino de história, inseridas na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar. Com a pesquisa foi possível concluir que projetos como a ONHB e a OCHE, que estimulam a investigação científica pelos estudantes através do contato destes com as fontes histórica, promovem uma aprendizagem significante e contribuem para a divulgação da história no ambiente escolar. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7,1 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Olimpíadas científicas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ONHB | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | OCHE | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas docentes | pt_BR |
| Título: dc.title | “Tenho muito para contar, dizer que aprendi”: o ensino de história através da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE) - práticas docentes e aprendizagem histórica (2018 a 2022) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2023_dis_mmaraujo.pdf | 7.1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131842/2/2023_dis_mmaraujo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons