“Tenho muito para contar, dizer que aprendi”: o ensino de história através da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE) - práticas docentes e aprendizagem histórica (2018 a 2022)

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, Marisnanda Mota-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-20T14:08:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-20T14:08:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.other2023_dis_mmaraujo.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131842-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa ora proposta está inserida na área da Didática da História e tem como objetivo investigar o ensino de história e a aprendizagem histórica de estudantes da Educação Básica através de suas experiências na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e na Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE), entre os anos de 2018 e 2022, período em que eu participo dessas competições. Partindo de uma “escrita de si”, essa pesquisa também pretende discorrer acerca das minhas experiências como docente e em que medida a participação como professora orientadora de equipes nas olimpíadas supracitadas, provocaram alterações na forma como eu ensino história. Portanto, a hipótese central desse trabalho é analisar como a ONHB e a OCHE contribuem para uma aprendizagem significativa para os estudantes, mirando na construção da Consciência Histórica e quais as suas implicações nas minhas práticas docentes ao longo desses cinco anos de experiência olímpica. Para atingir tal objetivo, alicerçamos os estudos a partir de Isabel Barca, Cristina Meneguello, Ridson Miranda, Jörn Rüsen, dentre outros. O método adotado foi a análise documental, a realização de entrevistas semiestruturadas com membros das comissões organizadoras das olimpíadas e a aplicação de um questionário para coleta de dados com os estudantes, por isso, trata-se, de uma pesquisa qualitativa na concepção de Biklen e Bogdan e de Eisner. Assim, a dissertação está estruturada em quatro capítulos onde procuro apresentar reflexões e possibilidades sobre o ensino de história, inseridas na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar. Com a pesquisa foi possível concluir que projetos como a ONHB e a OCHE, que estimulam a investigação científica pelos estudantes através do contato destes com as fontes histórica, promovem uma aprendizagem significante e contribuem para a divulgação da história no ambiente escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOlimpíadas científicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectONHBpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOCHEpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas docentespt_BR
Título: dc.title“Tenho muito para contar, dizer que aprendi”: o ensino de história através da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE) - práticas docentes e aprendizagem histórica (2018 a 2022)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFCpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


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