Que estátua é essa? Os monumentos estatuários e bustos como fontes para a problematização dos objetos de conhecimento nas aulas de história no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARBOSA, Liesly Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-20T13:54:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-20T13:54:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.other2023_dis_lobarbosa.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131840-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar como os monumentos estatuários e bustos erigidos nos espaços públicos da cidade podem contribuir para a aprendizagem histórica dos alunos na Educação Básica ao serem utilizados como fontes para a problematização dos conteúdos nas aulas de História. O trabalho com as esculturas públicas no ensino de História parte da necessidade de refletir sobre o papel dos monumentos estatuários como vestígios, evidências do passado, que permitem aos alunos compreenderem a construção de narrativas oficiais nos espaços públicos da cidade, além de propiciar reflexões sobre memória, identidade e empatia histórica nesses espaços. Nesse sentido, a análise dos atos de rasura, realizados nos monumentos, ajudam os alunos a entendê-los como formas de expressão da sociedade em relação à memória celebrada nos mesmos. Importa destacar que os documentos referenciadores da educação brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, ressaltam a necessidade do trabalho com fontes históricas variadas e entre elas destacamos os monumentos estatuários. Portanto, propomos uma nova relação educativa com o patrimônio estatuário oficial, por meio de uma proposição didática de metodologia de investigação histórica dos monumentos estatuários e bustos erigidos nos espaços públicos da cidade como fontes para a problematização dos objetos de conhecimento nas aulas de História no Ensino Médio, possibiltando aos alunos conhecer, interpretar e apropriar-se ou ressignificar as memórias celebradas a partir de tais monumentos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,59 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimôniopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMonumentos estatuáriospt_BR
Título: dc.titleQue estátua é essa? Os monumentos estatuários e bustos como fontes para a problematização dos objetos de conhecimento nas aulas de história no ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFCpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória