
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, André Fialho de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-20T13:35:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-20T13:35:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2023_dis_afoliveira.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131839 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Partindo da linha de pesquisa “Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão”, este trabalho buscou mapear elementos que compõem a situação de desorientação alegada no debate recente entre teoria e ensino de história, traçando camadas do que se pode entender como uma crise transversal, frente às transformações do processo de plataformização e neoliberalização nas duas primeiras décadas do século XXI. A partir de um jogo de escalas, do disciplinar à temporalização de um tempo de crise permanente, este trabalho cartografou as forças que compõem esse fenômeno, associando-o à formulação e à popularização de novas formas de negacionismo histórico. Para melhor entendê-los em sua relação com a dinâmica antiestrutural das plataformas digitais, baseou-se na teoria dos afetos de Baruch de Spinoza e sua releitura por Gilles Deleuze e Félix Guattari, assim como nos estudos recentes da antropologia digital por Letícia Cesarino, de inspiração cibernética, ao enfatizar o conceito de ressentimento na dimensão afetiva das disputas políticas. Por fim, após análise empírica da produção, circulação e consumo de narrativas históricas por públicos digitais, feita a partir de levantamento de fontes de redes sociais, este trabalho propôs direcionamentos para a prática docente, de forma experimental, sob o nome de “ensino por errâncias”, como parte do giro ético-político que tem movimentado a disciplina nas últimas décadas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 908,62 kB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Afetos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Negacionismo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História pública digital | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cibernéticaentado a disciplina nas últimas décadas | pt_BR |
| Título: dc.title | Pequeno mapa do tempo de crise: ensino de história, afetos e negacionismos na era digital | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2023_dis_afoliveira.pdf | 908.62 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131839/2/2023_dis_afoliveira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons