Pequeno mapa do tempo de crise: ensino de história, afetos e negacionismos na era digital

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, André Fialho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-20T13:35:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-20T13:35:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.other2023_dis_afoliveira.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131839-
Resumo: dc.description.abstractPartindo da linha de pesquisa “Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão”, este trabalho buscou mapear elementos que compõem a situação de desorientação alegada no debate recente entre teoria e ensino de história, traçando camadas do que se pode entender como uma crise transversal, frente às transformações do processo de plataformização e neoliberalização nas duas primeiras décadas do século XXI. A partir de um jogo de escalas, do disciplinar à temporalização de um tempo de crise permanente, este trabalho cartografou as forças que compõem esse fenômeno, associando-o à formulação e à popularização de novas formas de negacionismo histórico. Para melhor entendê-los em sua relação com a dinâmica antiestrutural das plataformas digitais, baseou-se na teoria dos afetos de Baruch de Spinoza e sua releitura por Gilles Deleuze e Félix Guattari, assim como nos estudos recentes da antropologia digital por Letícia Cesarino, de inspiração cibernética, ao enfatizar o conceito de ressentimento na dimensão afetiva das disputas políticas. Por fim, após análise empírica da produção, circulação e consumo de narrativas históricas por públicos digitais, feita a partir de levantamento de fontes de redes sociais, este trabalho propôs direcionamentos para a prática docente, de forma experimental, sob o nome de “ensino por errâncias”, como parte do giro ético-político que tem movimentado a disciplina nas últimas décadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent908,62 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAfetospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNegacionismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória pública digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCibernéticaentado a disciplina nas últimas décadaspt_BR
Título: dc.titlePequeno mapa do tempo de crise: ensino de história, afetos e negacionismos na era digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFCpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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