De Mãos Dadas Com a Educação Inclusiva: Noções e Perspectivas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Glaúcio Simão-
Autor(es): dc.contributor.authorSamento, M’mylla Roberta Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Dirceu da-
Autor(es): dc.contributor.authorFonseca, Dinedso Firmino da-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Raimunda Nonata Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Cleudia Maria Ferreira Da-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Francisco Danilo Duarte-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, María dos Remédios Sarmento da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-16T18:27:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-16T18:27:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-16-
identificador: dc.identifier.otherDe mãos dadas com a Educação Inclusiva Noções e Perspectivaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131797-
Resumo: dc.description.abstractO livro De Mãos Dadas com a Educação Inclusiva: Noções e Perspectivas reúne uma ampla e diversificada coletânea de trabalhos que dialogam com os múltiplos caminhos, desafios e possibilidades da inclusão no contexto educacional brasileiro e internacional. Organizada a partir de experiências, pesquisas e reflexões de profissionais, pesquisadores e educadores de diferentes áreas, a obra oferece ao leitor um panorama abrangente e atualizado sobre práticas, políticas, estratégias pedagógicas e inovações tecnológicas voltadas à promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva, equitativa e de qualidade. Ao longo de seus oitenta e três capítulos, o livro percorre desde relatos de experiências em sala de aula até análises críticas sobre políticas públicas, metodologias de ensino, tecnologias assistivas, formação docente e adaptações curriculares para diferentes públicos, incluindo pessoas surdas, cegas, com transtorno do espectro autista, TDAH, deficiência intelectual, entre outras necessidades educacionais específicas. Tal diversidade temática reflete a complexidade e a amplitude da Educação Inclusiva, evidenciando que o compromisso com a inclusão exige um olhar plural, sensível e fundamentado. A leitura desta obra convida à reflexão e à ação. Mais do que um compêndio teórico, trata-se de um instrumento de transformação, que busca inspirar educadores, gestores, pesquisadores e formuladores de políticas a construir ambientes escolares acolhedores, participativos e capazes de respeitar e valorizar as singularidades de cada estudante. Ao entrelaçar perspectivas acadêmicas e práticas pedagógicas concretas, De Mãos Dadas com a Educação Inclusiva reafirma que o direito à educação é universal e que sua efetivação depende de um trabalho coletivo, comprometido e, acima de tudo, humano. Boa leitura!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9975pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação, pesquisa e tópicos relacionadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade na educaçãopt_BR
Título: dc.titleDe Mãos Dadas Com a Educação Inclusiva: Noções e Perspectivaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons