Para além da história local: o protagonismo estudantil na criação do museu das relações étnico-raciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, André Luiz Henrique Tavares de Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-15T18:28:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-15T18:28:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.other2025_dis_alhtmrodrigues.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131788-
Resumo: dc.description.abstractEmbora existam várias pesquisas sobre o ensino de História Local, são diminutos os estudos desta temática no segmento ensino médio, sobretudo que abordem perspectivas de grupos historicamente marginalizados. O objetivo desta pesquisa é propor um ensino de História Local que se afaste de narrativas oficiais, efetivando o protagonismo estudantil e o ensino por meio de práticas culturais de heranças afro e/ou indígenas presentes nos cotidianos dos jovens estudantes. A problemática deste estudo surge da análise da capacidade pedagógica do Museu das Relações Étnico-Raciais, no processo de elaboração da exposição inicial, conduzida por estudantes do ensino médio da zona rural de Aracoiaba. Destarte, como ensinar esta temática, no contexto de implementação do Novo Ensino Médio (NEM) e do Tempo Integral no Ceará, sem recursos didáticos? Como proceder ao depararmo-nos com historiografia regional de cunho positivista, veementemente inclinada para narrativas memorialistas de famílias de elites urbanas? Para respondermos a questões tão significativas, foi desenvolvida pesquisa-ação em várias etapas. Primeiro verificou-se os conhecimentos prévios dos alunos sobre narrativas históricas locais, servindo-nos as respostas, mas também a investigação sobre onde haviam adquirido as informações mencionadas. Para isso, em 2023, foi aplicado questionário direcionado para 100 discentes entre as quatro turmas de 2° ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral João Alves Moreira (EEMTI JAM), observando-se que cerca de 90% deles tinham convicção que nos seus lugares de vivências “não existia história”. A partir disso, e com o intuito de criar recursos didáticos diversificados, fomentou-se a pesquisa científica elaborada por meio de fontes históricas, entre elas as escritas, imagéticas e também objetos. A fim de estabelecer o protagonismo estudantil e cumprir as leis 10.639/2003 e 11.645/2008 no ensino e aprendizagem da temática História Local, em Eletiva de Ciências Humanas, uma das experiências educacionais instrumentalizadas foi o Museu das Relações Étnico-Raciais no distrito de Ideal, em Aracoiaba. Os resultados apontam que a aprendizagem significativa proporcionou, além do conhecimento sobre a História Local da região, a formação de consciência crítica e do protagonismo estudantil, com destaque às narrativas antes invisibilizadas, concebendo recursos diversificados em abordagem contra hegemônica. Este trabalho dispõe de material prático para ensino da temática História Local que inspirará e auxiliará professores de outras regiões a criar exposições museológicas que promovam pedagogias mais plurais e democratizadas, mediante abordagem não eurocentrada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,89 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo estudantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMuseu das Relações Étnico-Raciaispt_BR
Título: dc.titlePara além da história local: o protagonismo estudantil na criação do museu das relações étnico-raciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFCpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons