
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES NETO, Nilo Públio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-15T18:22:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-15T18:22:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2025_dis_nprodriguesneto.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131787 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo analisar e refletir sobre a história dos 40 anos de fundação da EEM Professora Diva Cabral, utilizando esse marco histórico para problematizar os conteúdos e a relação ensino-aprendizagem na disciplina de História, além de promover a autonomia e a saúde mental dos alunos. A pesquisa partiu da hipótese de que o resgate da memória e da identidade escolar, por meio do conhecimento da história local, cria espaços de pertencimento e estimula a reflexão sobre a identidade, os desafios cotidianos e as experiências emocionais dos estudantes. Para alcançar esses objetivos, adotou-se uma metodologia qualitativa que envolveu a construção e análise de sete fontes produzidas em etapas distintas, envolvendo tanto o corpo docente quanto discente. Essas fontes foram elaboradas a partir de documentos e registros coletados antes, durante e após a Feira Cultural e Científica de 2023, cujo tema “Diva 40 anos: Identidade e Memória” orientou as atividades de pesquisa, problematização e a criação de novas fontes históricas. Complementarmente, um questionário aplicado em 2024, via Google Forms, permitiu a reflexão conjunta de alunos e docentes sobre temas como a saúde mental, o impacto da pandemia de Covid-19 e as influências da realidade socioeconômica e cultural no ambiente escolar. Motivado pela experiência prática do autor como coordenador escolar e professor do Ensino Médio, que lida diariamente com as complexidades emocionais dos alunos, o estudo formulou questões fundamentais sobre a relação entre saúde mental, ensino de História e história local, investigando como o conhecimento da comunidade pode influenciar o bem-estar dos estudantes e de que modo as condições socioeconômicas e culturais impactam esse contexto. Observou-se que o aprofundamento do conhecimento sobre a história da escola e do território contribuiu para o fortalecimento da identidade dos alunos, ajudando-os a refletir sobre suas próprias existências, desafios e potencialidades. Os resultados ressaltam que a integração entre dimensões cognitivas e afetivas no processo de ensino-aprendizagem é decisiva para a construção de um ambiente escolar acolhedor e inclusivo. Práticas pedagógicas inovadoras que promovem o autocuidado, a empatia e a inteligência emocional demonstraram que a saúde mental deve ser encarada como parte integrante da formação humana e cidadã. Em síntese, recomenda-se a continuidade e ampliação de práticas pedagógicas que integrem teoria e prática de forma inovadora e humanizada, contribuindo para ambientes escolares que valorizem tanto o conhecimento quanto o bem-estar emocional dos estudantes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,46 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História local | pt_BR |
| Título: dc.title | A relação ensino-aprendizagem em história e aspectos da saúde mental: experiência na EEM professora Diva Cabral | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL / PROFHISTÓRIA - UFC | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_nprodriguesneto.pdf | 3.46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131787/2/2025_dis_nprodriguesneto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons