A NATUREZA É TERAPÊUTICA

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Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, MÔNICA MARIA SOUSA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, THIAGO SIQUEIRA PAIVA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, ANA PAULA LOPES DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-15T13:06:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-15T13:06:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131742-
Resumo: dc.description.abstractEm um mundo cada vez mais acelerado, digitalizado e urbano, onde o cotidiano infantil é permeado por telas, concreto e rotinas sobrecarregadas, torna-se urgente retomar o vínculo originário entre ser humano e natureza. O livro A Natureza é Terapêutica nasce dessa necessidade vital e é sustentado pela convicção — respaldada por evidências científicas e experiências clínicas — de que a natureza é um espaço vivo, potente e essencial à saúde integral, ao desenvolvimento humano e à promoção do bem viver. A presença de ambientes restauradores — aqueles que favorecem a redução do estresse, da fadiga mental e a restauração da atenção — é tema recorrente, com destaque para práticas como os “banhos de floresta” (shinrin yoku), a jardinagem terapêutica, o brincar ao ar livre e as intervenções em espaços naturalizados. Fruto da articulação interdisciplinar da rede de pesquisadores “Conexão Natureza”, do Instituto Conexão Natureza, composta por profissionais de diversas regiões do Brasil, esta obra reúne estudos, experiências e reflexões que apresentam a natureza não apenas como cenário, mas como protagonista nos processos de cuidado, aprendizagem, inclusão, saúde mental e desenvolvimento infantil. Os 12 capítulos que compõem a obra transitam entre temas como saúde, educação, meio ambiente, neurociências, psicologia, pedagogia, inclusão e justiça socioambiental. Iniciamos com o conceito de Biofilia, a afinidade inata do ser humano com o mundo natural, e percorremos discussões como o transtorno do déficit de natureza, que emerge da desconexão sensorial, motora e cognitivo-emocional de crianças e adultos com os ambientes naturais. Seguimos abordando a urgência de garantir às juventudes o direito ao convívio com ambientes naturais, como revela o capítulo adolescência também precisa de natureza, e a potência dos exercícios verdes como estratégias terapêuticas para o corpo e a mente. Em uma era marcada por hiperconectividade e adoecimentos silenciosos, especialmente entre os mais jovens, capítulos como entre telas e árvores revelam o impacto da exposição precoce e excessiva às telas no desenvolvimento infantil e propõem a reconexão com a natureza como um caminho terapêutico, regulador e profundamente humano. Além disso, esta obra dá voz às infâncias que precisam ser vistas em sua singularidade. Nos capítulos sonhos e possibilidades e práticas terapêuticas na natureza, compreendemos que as crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) se beneficiam profundamente de ambientes que favorecem a expressão autêntica, o pertencimento e o acolhimento sensorial e afetivo que a natureza proporciona. A obra amplia os horizontes ao discutir temas sensíveis e indispensáveis, como o racismo ambiental, que revela como populações periféricas e racializadas são impactadas de forma desproporcional pelos efeitos da degradação ambiental. Da mesma forma, trazemos reflexões sobre a importância do receituário do brincar, que insere o brincar ao ar livre como uma poderosa prescrição de saúde, especialmente na primeira infância. Entre os temas que integram saúde, neurodesenvolvimento e inclusão, destacam se os capítulos sobre a relação entre autismo e natureza, os impactos terapêuticos da equoterapia, e as vivências de intervenção terapêutica com crianças neurodivergentes em ambientes naturalizados. Além disso, exploramos como as atividades de aventura na natureza promovem desenvolvimento motor, emocional, social e cognitivo, especialmente para famílias atípicas e crianças com necessidades específicas. Finalizando, o livro apresenta experiências bem-sucedidas de promoção de saúde através de práticas como a jardinagem terapêutica, desenvolvida no Programa de Extensão Vida no Campus-UFF, e reflexões sobre como as intervenções em ambientes naturais podem ser estruturadas para ampliar qualidade de vida, bem-estar e desenvolvimento humano sustentável. Propomos um olhar ecológico e sistêmico, em que escola, família e natureza formam uma rede de suporte e transformação. As propositivas desenvolvidas neste capítulo revelam como os ambientes naturais podem ser intencionalmente preparados para acolher, estimular e ampliar as possibilidades de desenvolvimento e expressão da criança autista. Discutimos também questões fundamentais como o racismo ambiental, o direito das juventudes a ambientes naturais, a importância do brincar para a saúde mental e a necessidade de práticas terapêuticas interdisciplinares que contemplem o corpo, o afeto, a cultura e a natureza. Este livro é direcionado a profissionais das áreas da saúde, educação, ciências ambientais, bem como a estudantes, pesquisadores e famílias que desejam repensar a relação entre seres humanos e natureza. Ele é também um convite para a sociedade como um todo: para que possamos reconstruir vínculos, restaurar sensibilidades e promover uma infância plena, viva e conectada com os ritmos do mundo natural. Mais do que uma constatação, A Natureza é Terapêutica é um chamado à ação — por uma vida mais íntegra, inclusiva e sustentável. Porque, sim, precisamos da natureza para viver, aprender, (co)existir e (re)existir. E, sobretudo, para curar.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Título: dc.titleA NATUREZA É TERAPÊUTICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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