PRODUTOS NOTÁVEIS E ÁREAS DE RETÂNGULOS COM SINAL

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Autor(es): dc.contributor.authordos Anjos, Weberson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-14T23:20:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-14T23:20:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131740-
Resumo: dc.description.abstractAo longo da história sobre o ensino da Matemática, muitos estudiosos pesquisadores se debruçaram sobre livros, artigos, relatos, pesquisas, etc, para entender como o sujeito aprende matemática. Esse processo investigativo resultou no desenvolvimento de diversas teorias e metodologias de ensino, que vão desde abordagens tradicionais, focadas na memorização e repetição, até metodologias mais modernas e interativas, que valorizam a compreensão conceitual e a aplicação prática. (Fiorentini e Miorim, 1990). Muitas destas investigações e debates fundamentam-se no fato de que o aproveitamento dos estudantes da Educação Básicaem matemática em avaliações nacionais como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e a Prova Brasil, está aquém das metas estabelecidas. Pensando nisso, analisamos um novo recurso pedagógico associado às áreas de retângulos com “sinal” a qual fornece uma nova alternativa para explicar o conceito de fatoração envolvendo produtos notáveis por meio da manipulação de materiais, possibilitando aos estudantes relacionarem conceitos algébricos abstratos a figuras geométricas, o que abre espaço para explorar hipóteses, fazer e testar conjecturas, as quais poderão ser validadas dentre outras maneiras pela construção geométrica.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titlePRODUTOS NOTÁVEIS E ÁREAS DE RETÂNGULOS COM SINALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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