
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lena, Ângelo Valentim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-14T15:56:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-14T15:56:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Argumentação dos Investimentos no Bloco Educacional Santa Isabel: Análise técnica e projeção da demanda na Educação Infantil de Cuiabá (MT) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131736 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo técnico consolida evidências demográficas, normativas e pedagógicas que justificam o investimento na reacomodação do CEIC Sebastião Tolomeu no prédio da antiga Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, situado no Grande Bairro Santa Isabel, em Cuiabá-MT. A análise revela um déficit estrutural persistente de vagas na faixa etária de 0 a 3 anos, cuja insuficiência compromete toda a cadeia educacional local, provocando ingresso tardio na Educação Infantil, superlotação nas turmas de Pré-escola e instabilidades no Ensino Fundamental. A metodologia aplicada, desenvolvida pela Coordenadoria de Microplanejamento Educacional, integra projeções demográficas, séries históricas de matrícula e ajustes territoriais, sustentando cenários de expansão escalonada até 240 vagas, compatíveis com a meta de 50% de cobertura prevista no Plano Municipal de Educação. A proposta demonstra viabilidade técnica, pedagógica e financeira superior à construção de nova unidade, configurando-se como ação estratégica de redistribuição de oportunidades e fortalecimento da equidade territorial na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | microplanejamento educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Expansão de vagas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cuiabá-MT | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Creche | pt_BR |
| Título: dc.title | Argumentação dos Investimentos no Bloco Educacional Santa Isabel: Análise técnica e projeção da demanda na Educação Infantil de Cuiabá (MT) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Pedagogia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História da Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons