
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Thayse Gonçalves da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Allain, Olivier | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-12T20:31:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-12T20:31:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Analise da atividade | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131721 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta produção resultou da Dissertação de Mestrado intitulada: “Análise da Atividade do Técnico de Laboratório e do Professor de um Curso Técnico em Química: Subsídios da Didática Profissional para Pensar a Formação em Educação Profissional e Tecnológica”. A pesquisa foi submetida à Plataforma Brasil (CAAE 77671824.0.0000.0185) e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, aceito no Parecer Consubstanciado de número 6.757.016. A área de conhecimento associada a esta produção é a Educação, com foco na formação em duas frentes: a) profissionais que preparam os laboratórios de práticas de ensino da área de ciências da natureza e auxiliam professores e alunos nas atividades de ensino na Educação Profissional e Tecnológica, e b) professores que desenvolvem suas atividades de ensino nesses laboratórios. O estudo foi fundamentado na teoria da Didática Profissional e aplicado em três professores e duas técnicas de laboratório em química nos meses de setembro de 2024 a maio de 2025 no IFSC Câmpus Criciúma. Coletamos os dados desta investigação por meio de questionário diagnóstico, observação direta (filmada) e entrevista de confrontação de dois tipos: autoconfrontação simples e aloconfrontação individual. Tanto na autoconfrontação quanto na aloconfrontação, os participantes são convidados inicialmente a descreverem a atividade, própria ou de outro, vista em vídeo e, em seguida, fazerem comentários sobre ela. Os dados coletados resultaram em elementos que constituem a formação no trabalho e no contexto dele, transcrito na parte 1 e 2 desta produção. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 29,8 MB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didática profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise da atividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Técnico em química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Técnico de laboratório | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica | - |
| Título: dc.title | Didática Profissional: Da Tarefa à Atividade: Um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Câmpus Criciúma | - |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Orientação de pesquisa | - |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| VF EBOOK DIDÁTICA PROFISSIOANL DA TAREFA À ATIVIDADE.pdf | 2.52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131721/2/VF EBOOK DIDÁTICA PROFISSIOANL DA TAREFA À ATIVIDADE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons