Didática Profissional: Da Tarefa à Atividade: Um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Câmpus Criciúma

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarina-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Thayse Gonçalves da-
Autor(es): dc.contributor.authorAllain, Olivier-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-12T20:31:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-12T20:31:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-12-
identificador: dc.identifier.otherAnalise da atividade-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131721-
Resumo: dc.description.abstractEsta produção resultou da Dissertação de Mestrado intitulada: “Análise da Atividade do Técnico de Laboratório e do Professor de um Curso Técnico em Química: Subsídios da Didática Profissional para Pensar a Formação em Educação Profissional e Tecnológica”. A pesquisa foi submetida à Plataforma Brasil (CAAE 77671824.0.0000.0185) e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, aceito no Parecer Consubstanciado de número 6.757.016. A área de conhecimento associada a esta produção é a Educação, com foco na formação em duas frentes: a) profissionais que preparam os laboratórios de práticas de ensino da área de ciências da natureza e auxiliam professores e alunos nas atividades de ensino na Educação Profissional e Tecnológica, e b) professores que desenvolvem suas atividades de ensino nesses laboratórios. O estudo foi fundamentado na teoria da Didática Profissional e aplicado em três professores e duas técnicas de laboratório em química nos meses de setembro de 2024 a maio de 2025 no IFSC Câmpus Criciúma. Coletamos os dados desta investigação por meio de questionário diagnóstico, observação direta (filmada) e entrevista de confrontação de dois tipos: autoconfrontação simples e aloconfrontação individual. Tanto na autoconfrontação quanto na aloconfrontação, os participantes são convidados inicialmente a descreverem a atividade, própria ou de outro, vista em vídeo e, em seguida, fazerem comentários sobre ela. Os dados coletados resultaram em elementos que constituem a formação no trabalho e no contexto dele, transcrito na parte 1 e 2 desta produção.-
Tamanho: dc.format.extent29,8 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectDidática profissional-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise da atividade-
Palavras-chave: dc.subjectTécnico em química-
Palavras-chave: dc.subjectTécnico de laboratório-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológica-
Título: dc.titleDidática Profissional: Da Tarefa à Atividade: Um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Câmpus Criciúma-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrientação de pesquisa-
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