A capilarização das extremas direitas contemporâneas na escola: experiência docente e pistas para o reencantamento da sala de aula a partir do amor como componente pedagógico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Larissa Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-09T12:53:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-09T12:53:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherA capilarização das extremas direitas contemporâneas na escola: experiência docente e pistas para o reencantamento da sala de aula a partir do amor como componente pedagógicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131666-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa visa compreender a experiência de docentes de história no contexto de ascensão da extrema direita no Brasil. A partir das narrativas de professores e professoras da rede pública e privada da Grande Florianópolis, abordo temas que tangenciaram a experiência docente no período de ascensão da extrema direita no Brasil, como as fake news no espaço escolar, propostas de revisionismos, dinâmicas de vigilância da prática docente e acusações de doutrinação. Neste sentido, costuro diálogos entre as memórias do cotidiano escolar e referências bibliográficas analíticas da atual conjuntura política e sua expressão na escola. Em um segundo capítulo, discorro sobre algumas possibilidades de enfrentamento à escalada de violência nas escolas pela via pedagógica, partindo da perspectiva do amor como componente pedagógico. Teço reflexões e propostas pedagógicas utilizadas em uma escola no município de São José como alternativa ao que vem sendo apresentado como estratégia pelo Estado, que atua nesse fenômeno quase que exclusivamente pela via da Segurança Pública.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória, extrema direita; experiência docente; educação intercultural; ensino de históriapt_BR
Título: dc.titleA capilarização das extremas direitas contemporâneas na escola: experiência docente e pistas para o reencantamento da sala de aula a partir do amor como componente pedagógicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons