Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Larissa Neves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-09T12:53:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-09T12:53:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | A capilarização das extremas direitas contemporâneas na escola: experiência docente e pistas para o reencantamento da sala de aula a partir do amor como componente pedagógico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131666 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa visa compreender a experiência de docentes de história no contexto de ascensão da extrema direita no Brasil. A partir das narrativas de professores e professoras da rede pública e privada da Grande Florianópolis, abordo temas que tangenciaram a experiência docente no período de ascensão da extrema direita no Brasil, como as fake news no espaço escolar, propostas de revisionismos, dinâmicas de vigilância da prática docente e acusações de doutrinação. Neste sentido, costuro diálogos entre as memórias do cotidiano escolar e referências bibliográficas analíticas da atual conjuntura política e sua expressão na escola. Em um segundo capítulo, discorro sobre algumas possibilidades de enfrentamento à escalada de violência nas escolas pela via pedagógica, partindo da perspectiva do amor como componente pedagógico. Teço reflexões e propostas pedagógicas utilizadas em uma escola no município de São José como alternativa ao que vem sendo apresentado como estratégia pelo Estado, que atua nesse fenômeno quase que exclusivamente pela via da Segurança Pública. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória, extrema direita; experiência docente; educação intercultural; ensino de história | pt_BR |
Título: dc.title | A capilarização das extremas direitas contemporâneas na escola: experiência docente e pistas para o reencantamento da sala de aula a partir do amor como componente pedagógico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LARISSANEVESFERREIRAPROFHISTÓRIAUFSC.pdf | 5.11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131666/2/LARISSANEVESFERREIRAPROFHISTÓRIAUFSC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons