
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lena, Ângelo Valentim | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Belem, Gutierrez Cecílio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-06T22:44:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-06T22:44:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Espelhamento das turmas e turnos na Escola: Estratégia de equidade e coerência pedagógica na organização das turmas da Rede Municipal de Educação de Cuiabá | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131633 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo discute o conceito e as implicações do espelhamento das turmas como estratégia de organização pedagógica e administrativa voltada à equidade e à coerência no atendimento escolar. O espelhamento consiste na oferta dos mesmos anos formativos em ambos os turnos de funcionamento das escolas, permitindo que as famílias escolham o turno mais compatível com sua rotina sem prejuízo do percurso formativo. A discussão contrapõe-se às experiências de agrupamento etário por turno, modelo em que os anos formativos de uma mesma fase escolar são concentrados em um único período sob a justificativa de evitar conflitos entre faixas etárias. Com base em observações empíricas e análises de experiências em redes municipais, o artigo demonstra que os melhores resultados pedagógicos e sociais emergem das escolas que adotam práticas de convivência integradora, nas quais as diferenças etárias são compreendidas como dimensões formativas da vida coletiva e não como fatores de segregação. | - |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | espelhamento das turmas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | equidade educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | gestão pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | convivência cidadã | - |
| Palavras-chave: dc.subject | organização escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rede Municipal de Educação de Cuiabá | - |
| Título: dc.title | Espelhamento das turmas e turnos na Escola: Estratégia de equidade e coerência pedagógica na organização das turmas da Rede Municipal de Educação de Cuiabá | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Pedagogia | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História da Educação | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Espelhamento das turmas e turnos na Escola (1).pdf | 221,19 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131633/4/Espelhamento das turmas e turnos na Escola (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons