Espelhamento das turmas e turnos na Escola: Estratégia de equidade e coerência pedagógica na organização das turmas da Rede Municipal de Educação de Cuiabá

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSecretaria Municipal de Educação de Cuiabá-
Autor(es): dc.contributor.authorLena, Ângelo Valentim-
Autor(es): dc.contributor.authorBelem, Gutierrez Cecílio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-06T22:44:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-06T22:44:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-01-
identificador: dc.identifier.otherEspelhamento das turmas e turnos na Escola: Estratégia de equidade e coerência pedagógica na organização das turmas da Rede Municipal de Educação de Cuiabá-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131633-
Resumo: dc.description.abstractO presente artigo discute o conceito e as implicações do espelhamento das turmas como estratégia de organização pedagógica e administrativa voltada à equidade e à coerência no atendimento escolar. O espelhamento consiste na oferta dos mesmos anos formativos em ambos os turnos de funcionamento das escolas, permitindo que as famílias escolham o turno mais compatível com sua rotina sem prejuízo do percurso formativo. A discussão contrapõe-se às experiências de agrupamento etário por turno, modelo em que os anos formativos de uma mesma fase escolar são concentrados em um único período sob a justificativa de evitar conflitos entre faixas etárias. Com base em observações empíricas e análises de experiências em redes municipais, o artigo demonstra que os melhores resultados pedagógicos e sociais emergem das escolas que adotam práticas de convivência integradora, nas quais as diferenças etárias são compreendidas como dimensões formativas da vida coletiva e não como fatores de segregação.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectespelhamento das turmas-
Palavras-chave: dc.subjectequidade educacional-
Palavras-chave: dc.subjectgestão pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectconvivência cidadã-
Palavras-chave: dc.subjectorganização escolar-
Palavras-chave: dc.subjectRede Municipal de Educação de Cuiabá-
Título: dc.titleEspelhamento das turmas e turnos na Escola: Estratégia de equidade e coerência pedagógica na organização das turmas da Rede Municipal de Educação de Cuiabá-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePedagogia-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistória da Educação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons