Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOULART, Debora Catrin Navarrete | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS, Márcio André Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-30T22:44:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-30T22:44:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Volume 3 - Aprendizagens_nao_lineares_Navarrete | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131527 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia integrando o site <https://deboracatrin.wixsite.com/spc6> constitui-se na produção educacional resultante, juntamente com a dissertação, da pesquisa no mestrado profissional em ensino de ciências. Neste documento de apresentação do site trago algumas orientações e sugestões àqueles que pretendam se aventurar no mundo das tecnologias da informação e comunicação (TIC) aplicadas à educação e experimentar novas metodologias voltadas para ambientes de aprendizagens que procuram desviar da mera transmissão de informação, das tendências de cópias e registros lineares de informações, pelos alunos, mediante desafios de pesquisa e investigação na sala de aula. O site é indissociável de uma abordagem metodológica que se sustenta nas teorias da complexidade e do pensamento sistêmico. As narrativas e situações problemas, neste estudo, estão relacionadas ao bioma Pampa e com o objetivo de trabalhar noções de ecologia com 6º ano do ensino fundamental. As estratégias metodológicas, tanto do site, quanto das intervenções através das narrativas, poderão ser utilizadas para desenvolver qualquer tema, seja ele de alguns componentes curriculares ou transversais a estes. Essas narrativas interventivas foram distribuídas em cidades do bioma Pampa, trazendo algumas situações problemas objetivando instigar os alunos a resolver desafios ambientais nas diferentes cidades. Conforme anunciamos acima, a organização do site e as estratégias metodológicas tiveram como inspiração e fundamentação teórico/conceitual as proposições sobre a complexidade de Edgar Morin. Uma proposta que preconiza a integração dos conhecimentos sem que haja a supressão e fragmentação das partes que compõem o todo. Para além de trabalhar conceitos isolados e descontextualizados, a ideia é propiciar um ambiente de criação, autoria e invenção para os alunos, onde coexistam real e imaginário. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,79 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | hipertexto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Complexidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biomas | pt_BR |
Título: dc.title | APRENDIZAGENS NÃO-LINEARES: UMA PROPOSTA DE HIPERTEXTUALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Volume 3 - Aprendizagens_nao_lineares_Navarrete.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131527/2/Volume 3 - Aprendizagens_nao_lineares_Navarrete.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons