Números irracionais na educação básica: sequências didáticas para uma aprendizagem significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Sergio Geraldo da-
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho, Francielle Rodrigues de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-30T02:08:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-30T02:08:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-
identificador: dc.identifier.otherNúmeros irracionais na educação básica: sequências didáticas para uma aprendizagem significativapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131490-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional apresenta três sequências didáticas voltadas para o ensino dos números irracionais na Educação Básica, com ênfase na aprendizagem significativa e contextualizada. As propostas incluem atividades baseadas no cálculo de raízes quadradas de números primos usando o Teorema de Pitágoras, no cálculo experimental do número π por meio de objetos do cotidiano e na introdução do número de Euler a partir de situações financeiras envolvendo juros compostos. Duas das três sequências didáticas foram aplicadas em turmas do Ensino Fundamental, possibilitando aos estudantes compreenderem a natureza dos irracionais de forma mais concreta e crítica, em consonância com as competências da BNCC. O trabalho reforça a importância de relacionar conceitos matemáticos abstratos com experiências práticas, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e da compreensão da matemática em contextos reais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent491 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject1. Números irracionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subject2. Sequências didáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subject3. Ensino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subject4. Aprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subject5. Contextualizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subject6. Educação Básicapt_BR
Título: dc.titleNúmeros irracionais na educação básica: sequências didáticas para uma aprendizagem significativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons