Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cunha, Sergio Geraldo da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Coelho, Francielle Rodrigues de Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-30T02:08:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-30T02:08:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Números irracionais na educação básica: sequências didáticas para uma aprendizagem significativa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131490 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional apresenta três sequências didáticas voltadas para o ensino dos números irracionais na Educação Básica, com ênfase na aprendizagem significativa e contextualizada. As propostas incluem atividades baseadas no cálculo de raízes quadradas de números primos usando o Teorema de Pitágoras, no cálculo experimental do número π por meio de objetos do cotidiano e na introdução do número de Euler a partir de situações financeiras envolvendo juros compostos. Duas das três sequências didáticas foram aplicadas em turmas do Ensino Fundamental, possibilitando aos estudantes compreenderem a natureza dos irracionais de forma mais concreta e crítica, em consonância com as competências da BNCC. O trabalho reforça a importância de relacionar conceitos matemáticos abstratos com experiências práticas, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e da compreensão da matemática em contextos reais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 491 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | 1. Números irracionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | 2. Sequências didáticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | 3. Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | 4. Aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | 5. Contextualização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | 6. Educação Básica | pt_BR |
Título: dc.title | Números irracionais na educação básica: sequências didáticas para uma aprendizagem significativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Numeros_irracionais_na_educacao_basica.pdf | Produto educacional | 490,32 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131490/2/Numeros_irracionais_na_educacao_basica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons