Aprender español resolviendo problemas técnicos por correo electrónico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias de Santa Catarina - IFSC - Campus Florianópolis-Continentept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMENDES, Simone Lopes.-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Marimar da-
Autor(es): dc.contributor.authorVALER, Salete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-29T14:55:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-29T14:55:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-29-
identificador: dc.identifier.otherAprender español resolviendo problemas técnicos por correo electrónicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131470-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional, Plano de aula Aprender español resolviendo problemas técnicos por correo electrónico, faz parte da pesquisa-ação denominada O ensino de espanhol no ensino médio integrado à informática: uma análise da percepção docente e discente como Trabalho de Conclusão de Curso realizada no Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básica. A partir do problema elencado no contexto educativo em estudo, a pesquisa-ação teve por objetivo geral investigar se as atividades de aprendizagem propostas para a pesquisa contribuem para o estudante modificar sua percepção sobre aprender espanhol no 3º ano do Ensino Médio Integrado à Informática. A proposta pedagógica para ampliar as habilidades linguísticas na língua espanhola dos estudantes na fase de implementação da pesquisa-ação foi organizada por um conjunto de atividades pedagógicas. Os resultados encontrados revelaram alto engajamento e colaboração dos alunos, indicando a relevância das atividades para os participantes, promovendo o pensamento crítico dos alunos, especialmente, em relação à produção e verificação de informações, bem como à compreensão do contexto de uso da língua. Concluo que as atividades de aprendizagem que constituem o Plano de aula são relevantes para promover o ensino de idiomas relacionado ao contexto de formação profissional e o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, preparando-os para ambientes profissionais cada vez mais globalizados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10.3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPlano de aula.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio integrado à Informática.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por tarefas.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPercepção.pt_BR
Título: dc.titleAprender español resolviendo problemas técnicos por correo electrónicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons