BANNER : COMUNICAÇÃO EFETIVA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA EXPERIENCIA INTEGRADA ENTRE ACADEMICOS DE MEDICINA E ATENÇÃO PRIMARIA A SAÚDE EM FORTALEZA-CE.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christus (Unichristus)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, Maria Carlene-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Anamaria Cavalcante e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-29T11:33:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-29T11:33:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-18-
identificador: dc.identifier.otherBANNER : COMUNICAÇÃO EFETIVA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA EXPERIENCIA INTEGRADA ENTRE ACADEMICOS DE MEDICINA E ATENÇÃO PRIMARIA A SAÚDE EM FORTALEZA-CE.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131453-
Resumo: dc.description.abstract"TRABALHO APRESENTADO NO 19º CONGRESSO CEARENSE DE PEDIATRIA. O desenvolvimento infantil constitui um dos pilares centrais da atenção fatorA práticadeterminantedemonstrouparaqueo sucessoa comunicaçãodas açõeseficazem saúdeconfigura-seinfantil nacomoAPS. pediátricaentre profissionaisna Atençãode Primáriasaúde, comunidadeà Saúde (APS).e Acuidadorescomunicaçãorevela-seeficaz Muitos responsáveis relataram desconhecer o conteúdo do Cartão da fundamental para a identificação precoce dos marcos do Criança, reforçando a necessidade premente de ações educativas desenvolvimento, a orientação qualificada dos responsáveis e a garantia continuadas.as intervenções,Observou-serefletidotambémno aumentomaior engajamentoda busca dasespontâneafamílias apóspor delacunaintervençõesexistenteoportunas,na comunicaçãoquando necessáriasentre a equipe(BRASIL,de2021).saúdeAtentoe osà avaliações do desenvolvimento infantil. A participação dos acadêmicos fortaleceu o vínculo entre a comunidade e a instituição de ensino, familiares,extensionistaum emacadêmicouma Unidadede medicinade AtençãoimplementouPrimáriaumaà experiênciaSaúde de propiciando trocas significativas de saberes. A experiência ressaltou Fortaleza, com ênfase no uso do Cartão da Criança como instrumento ainda o potencial do Cartão da Criança como ferramenta para de orientação e fortalecimento do vínculo comunitário. Essa iniciativa promoção da saúde e como guia norteador no acompanhamento do justifica-se pela importância de qualificar os processos comunicativos e, desenvolvimento infantil no âmbito da APS (SOUZA & LOPES, 2023). consequentemente, promover o desenvolvimento saudável na primeira infância — período crítico para a formação biopsicossocial da criança (ANDRADE et al., 2022)."pt_BR
Tamanho: dc.format.extent222KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCOMUNICAÇÃO EFICAZpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectATENÇÃO PRIMARIA EM SAUDEpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectACADEMICO DE MEDICINApt_BR
Título: dc.titleBANNER : COMUNICAÇÃO EFETIVA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA EXPERIENCIA INTEGRADA ENTRE ACADEMICOS DE MEDICINA E ATENÇÃO PRIMARIA A SAÚDE EM FORTALEZA-CE.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMETODOLOGAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA SAÚDEpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons