
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário Christus (Unichristus) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, Maria Carlene | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Anamaria Cavalcante e | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-29T11:33:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-29T11:33:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-18 | - |
| identificador: dc.identifier.other | BANNER : COMUNICAÇÃO EFETIVA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA EXPERIENCIA INTEGRADA ENTRE ACADEMICOS DE MEDICINA E ATENÇÃO PRIMARIA A SAÚDE EM FORTALEZA-CE. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131453 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | "TRABALHO APRESENTADO NO 19º CONGRESSO CEARENSE DE PEDIATRIA. O desenvolvimento infantil constitui um dos pilares centrais da atenção fatorA práticadeterminantedemonstrouparaqueo sucessoa comunicaçãodas açõeseficazem saúdeconfigura-seinfantil nacomoAPS. pediátricaentre profissionaisna Atençãode Primáriasaúde, comunidadeà Saúde (APS).e Acuidadorescomunicaçãorevela-seeficaz Muitos responsáveis relataram desconhecer o conteúdo do Cartão da fundamental para a identificação precoce dos marcos do Criança, reforçando a necessidade premente de ações educativas desenvolvimento, a orientação qualificada dos responsáveis e a garantia continuadas.as intervenções,Observou-serefletidotambémno aumentomaior engajamentoda busca dasespontâneafamílias apóspor delacunaintervençõesexistenteoportunas,na comunicaçãoquando necessáriasentre a equipe(BRASIL,de2021).saúdeAtentoe osà avaliações do desenvolvimento infantil. A participação dos acadêmicos fortaleceu o vínculo entre a comunidade e a instituição de ensino, familiares,extensionistaum emacadêmicouma Unidadede medicinade AtençãoimplementouPrimáriaumaà experiênciaSaúde de propiciando trocas significativas de saberes. A experiência ressaltou Fortaleza, com ênfase no uso do Cartão da Criança como instrumento ainda o potencial do Cartão da Criança como ferramenta para de orientação e fortalecimento do vínculo comunitário. Essa iniciativa promoção da saúde e como guia norteador no acompanhamento do justifica-se pela importância de qualificar os processos comunicativos e, desenvolvimento infantil no âmbito da APS (SOUZA & LOPES, 2023). consequentemente, promover o desenvolvimento saudável na primeira infância — período crítico para a formação biopsicossocial da criança (ANDRADE et al., 2022)." | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 222KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | COMUNICAÇÃO EFICAZ | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ATENÇÃO PRIMARIA EM SAUDE | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ACADEMICO DE MEDICINA | pt_BR |
| Título: dc.title | BANNER : COMUNICAÇÃO EFETIVA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA EXPERIENCIA INTEGRADA ENTRE ACADEMICOS DE MEDICINA E ATENÇÃO PRIMARIA A SAÚDE EM FORTALEZA-CE. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | METODOLOGAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA SAÚDE | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Microsoft PowerPoint - E-POSTER-RELATO-DE-EXPERIENCIA (1).pdf | 213.4 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131453/2/Microsoft PowerPoint - E-POSTER-RELATO-DE-EXPERIENCIA (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons