Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense (UFF) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leme, Erika | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Jaehn, Lisete | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Monteiro, Mara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-26T18:47:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-26T18:47:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Pedagógico - RENAFOR UFF_ educapes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131401 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia foi desenvolvido com o objetivo de subsidiar as práticas pedagógicas desenvolvidas no Curso de Extensão EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: culturas, políticas e práticas inclusivas nas escolas. Tais práticas visam fortalecer a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), através da promoção de um curso de formação continuada, na modalidade semipresencial. O curso é voltado para o aperfeiçoamento de professoras/es da Rede Pública de Educação que atuam no Atendimento Educacional Especializado e/ou com o Público da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, a fim de contribuir para a qualificação desses profissionais da Educação nas dimensões da formação acadêmico-científica, para atuarem na área de Educação Especial e no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.30 mB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | prática de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | teoria histórico-cultural | pt_BR |
Título: dc.title | Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: Culturas, políticas e práticas inclusivas nas escolas. Guia pedagógico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Guia Pedagógico - RENAFOR UFF_ educapes.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131401/2/Guia Pedagógico - RENAFOR UFF_ educapes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons