
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Guerrato, Hadassah Milaeli Fernandes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-24T12:23:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-24T12:23:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-24 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Uma Turma, Uma Equipe | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131307 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo relata uma experiência de estágio supervisionado em uma turma de quinto ano do ensino fundamental, focada no desenvolvimento da coletividade e na promoção de práticas pedagógicas lúdicas e interativas. A partir da observação de uma rotina escolar predominantemente individual e mecânica, foi desenvolvido e aplicado um projeto de intervenção com o objetivo de proporcionar experiências de aprendizagem mais significativas, explorando o brincar, a interação e a criatividade. As atividades propostas envolveram diversos gêneros textuais, jogos, dinâmicas e projetos artísticos, buscando romper com o modelo tradicional de ensino e valorizar a criança como sujeito ativo e social. Os resultados apontam para um maior engajamento e motivação dos alunos, além do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de trabalho em equipe. A experiência reforça a importância de um currículo que integre a ludicidade e a interação como eixos centrais do processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 878MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Estágio Supervisionado, Anos Iniciais, Coletividade, Prática Pedagógica, Ludicidade. | pt_BR |
| Título: dc.title | Uma Turma, Uma Equipe: Aprendendo sobre Coletividade no Quinto Ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Uma Turma, Uma Equipe.docx | 67.87 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/1131307/2/Uma Turma, Uma Equipe.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons