Ensino, Tecnologia e Inclusão: Caminhos para uma Educação Ativa e Equitativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Fábio José de-
Autor(es): dc.contributor.authorNarciso, Rodi-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Zilda Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-24T19:09:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-24T19:09:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-24-
identificador: dc.identifier.otherEnsino, Tecnologia e Inclusãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131304-
Resumo: dc.description.abstractA educação contemporânea encontra-se imersa em um cenário de rápidas transformações, impulsionadas pelo avanço das tecnologias digitais e pela crescente necessidade de práticas pedagógicas mais inclusivas, dinâmicas e centradas no estudante. Neste contexto, o livro Ensino, Tecnologia e Inclusão: Caminhos para uma Educação Ativa e Equitativa apresenta-se como uma contribuição relevante ao debate acadêmico e à prática docente, oferecendo reflexões e experiências voltadas para a integração entre inovação, equidade e qualidade educacional. Organizado em nove capítulos, a obra propõe um percurso temático que parte da compreensão do currículo na cultura digital, discutindo suas implicações na construção de saberes mais conectados à realidade contemporânea, até chegar à análise de ferramentas e estratégias pedagógicas que favorecem o engajamento e a aprendizagem significativa. O segundo capítulo aborda a educação inclusiva na era digital, explorando estratégias de ensino voltadas para alunos com dificuldades de aprendizagem, discutindo os desafios e as possibilidades de um processo educativo verdadeiramente acessível. Em seguida, o terceiro capítulo amplia o olhar para a educação no campo em tempos de cultura digital, destacando as especificidades e os desafios enfrentados em contextos rurais. A partir do quarto capítulo, o foco recai sobre o potencial das plataformas digitais para a personalização da aprendizagem, exemplificado pelo uso do Google Classroom no contexto do ensino híbrido na educação básica. Na sequência, discutem-se as potencialidades da gamificação como estratégia de motivação escolar e, mais especificamente, o uso do Kahoot! no ensino de Matemática, evidenciando possibilidades para tornar o aprendizado mais interativo e prazeroso. O sétimo capítulo apresenta a metodologia ativa de rotação por estação, ressaltando seu papel no desenvolvimento da autonomia e na diversificação das experiências de aprendizagem. O oitavo capítulo dedica-se às tecnologias assistivas, discutindo a importância da inclusão e da acessibilidade educacional como pilares de uma educação equitativa. Por fim, o nono capítulo explora o uso do Wordwall como metodologia ativa, destacando seu potencial na construção de aulas mais dinâmicas e significativas. Assim, esta obra se constitui como um convite ao diálogo entre teoria e prática, entre inovação tecnológica e compromisso social, reforçando a ideia de que a educação ativa e inclusiva é possível quando se alia à tecnologia de forma crítica, criativa e responsável. Destina-se a professores, gestores, pesquisadores e estudantes que buscam compreender e aplicar metodologias capazes de transformar a sala de aula em um espaço de participação, equidade e inovação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1721pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação, pesquisa e tópicos relacionadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDidática - Métodos de ensino instrução e estudopt_BR
Título: dc.titleEnsino, Tecnologia e Inclusão: Caminhos para uma Educação Ativa e Equitativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons