Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Fábio José de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Narciso, Rodi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Zilda Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-24T19:09:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-24T19:09:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino, Tecnologia e Inclusão | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131304 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação contemporânea encontra-se imersa em um cenário de rápidas transformações, impulsionadas pelo avanço das tecnologias digitais e pela crescente necessidade de práticas pedagógicas mais inclusivas, dinâmicas e centradas no estudante. Neste contexto, o livro Ensino, Tecnologia e Inclusão: Caminhos para uma Educação Ativa e Equitativa apresenta-se como uma contribuição relevante ao debate acadêmico e à prática docente, oferecendo reflexões e experiências voltadas para a integração entre inovação, equidade e qualidade educacional. Organizado em nove capítulos, a obra propõe um percurso temático que parte da compreensão do currículo na cultura digital, discutindo suas implicações na construção de saberes mais conectados à realidade contemporânea, até chegar à análise de ferramentas e estratégias pedagógicas que favorecem o engajamento e a aprendizagem significativa. O segundo capítulo aborda a educação inclusiva na era digital, explorando estratégias de ensino voltadas para alunos com dificuldades de aprendizagem, discutindo os desafios e as possibilidades de um processo educativo verdadeiramente acessível. Em seguida, o terceiro capítulo amplia o olhar para a educação no campo em tempos de cultura digital, destacando as especificidades e os desafios enfrentados em contextos rurais. A partir do quarto capítulo, o foco recai sobre o potencial das plataformas digitais para a personalização da aprendizagem, exemplificado pelo uso do Google Classroom no contexto do ensino híbrido na educação básica. Na sequência, discutem-se as potencialidades da gamificação como estratégia de motivação escolar e, mais especificamente, o uso do Kahoot! no ensino de Matemática, evidenciando possibilidades para tornar o aprendizado mais interativo e prazeroso. O sétimo capítulo apresenta a metodologia ativa de rotação por estação, ressaltando seu papel no desenvolvimento da autonomia e na diversificação das experiências de aprendizagem. O oitavo capítulo dedica-se às tecnologias assistivas, discutindo a importância da inclusão e da acessibilidade educacional como pilares de uma educação equitativa. Por fim, o nono capítulo explora o uso do Wordwall como metodologia ativa, destacando seu potencial na construção de aulas mais dinâmicas e significativas. Assim, esta obra se constitui como um convite ao diálogo entre teoria e prática, entre inovação tecnológica e compromisso social, reforçando a ideia de que a educação ativa e inclusiva é possível quando se alia à tecnologia de forma crítica, criativa e responsável. Destina-se a professores, gestores, pesquisadores e estudantes que buscam compreender e aplicar metodologias capazes de transformar a sala de aula em um espaço de participação, equidade e inovação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1721 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação, pesquisa e tópicos relacionados | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Didática - Métodos de ensino instrução e estudo | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino, Tecnologia e Inclusão: Caminhos para uma Educação Ativa e Equitativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ensino, Tecnologia e Inclusão.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131304/2/Ensino, Tecnologia e Inclusão.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons