Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFPI CAMPUS FLORIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARANHÃO, WYLLAMIS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DE MOURA, EGNILSON | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LUZ, FÁBIO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-24T17:11:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-24T17:11:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUENCIA DIDÁTICA_WYLLAMIS MEDEIROS MARANHÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131302 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Geometria é um dos eixos fundamentais do ensino de Matemática, presente em diferentes etapas da educação básica e diretamente relacionada ao desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade de abstração e da compreensão espacial. Apesar de sua relevância histórica e formativa, a Geometria nem sempre ocupa o lugar de destaque que lhe é devido no currículo escolar. Muitas vezes, os alunos demonstram dificuldades em compreender seus conceitos e aplicá-los em situações práticas, o que pode resultar em desmotivação, falta de interesse e baixo desempenho. Entre os fatores que ajudam a explicar essas dificuldades, destacam-se as metodologias de ensino ainda muito centradas na exposição teórica e pouco voltadas à resolução de problemas e ao desenvolvimento de habilidades críticas. Nesse cenário, o desenho geométrico surge como uma estratégia pedagógica capaz de articular teoria e prática, oferecendo aos estudantes oportunidades de construção de conhecimento de forma investigativa, criativa e significativa. Com o objetivo de contribuir para a superação desses desafios, elaboramos este objeto educacional, fundamentado em uma sequência de atividades que exploram o desenho geométrico como recurso na resolução de problemas, favorecendo a reflexão, a análise e a tomada de decisões pelos discentes. A proposta busca promover o desenvolvimento do pensamento crítico, estimulando a autonomia intelectual e a capacidade de argumentação dos alunos diante das situações apresentadas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 296 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | DESENHO GEOMÉTRICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS DISCENTES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SEQUENCIA DIDÁTICA_WYLLAMIS MEDEIROS MARANHÃO.pdf | 295,17 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131302/2/SEQUENCIA DIDÁTICA_WYLLAMIS MEDEIROS MARANHÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons