DESENHO GEOMÉTRICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS DISCENTES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFPI CAMPUS FLORIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARANHÃO, WYLLAMIS-
Autor(es): dc.contributor.authorDE MOURA, EGNILSON-
Autor(es): dc.contributor.authorLUZ, FÁBIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-24T17:11:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-24T17:11:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
identificador: dc.identifier.otherSEQUENCIA DIDÁTICA_WYLLAMIS MEDEIROS MARANHÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131302-
Resumo: dc.description.abstractA Geometria é um dos eixos fundamentais do ensino de Matemática, presente em diferentes etapas da educação básica e diretamente relacionada ao desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade de abstração e da compreensão espacial. Apesar de sua relevância histórica e formativa, a Geometria nem sempre ocupa o lugar de destaque que lhe é devido no currículo escolar. Muitas vezes, os alunos demonstram dificuldades em compreender seus conceitos e aplicá-los em situações práticas, o que pode resultar em desmotivação, falta de interesse e baixo desempenho. Entre os fatores que ajudam a explicar essas dificuldades, destacam-se as metodologias de ensino ainda muito centradas na exposição teórica e pouco voltadas à resolução de problemas e ao desenvolvimento de habilidades críticas. Nesse cenário, o desenho geométrico surge como uma estratégia pedagógica capaz de articular teoria e prática, oferecendo aos estudantes oportunidades de construção de conhecimento de forma investigativa, criativa e significativa. Com o objetivo de contribuir para a superação desses desafios, elaboramos este objeto educacional, fundamentado em uma sequência de atividades que exploram o desenho geométrico como recurso na resolução de problemas, favorecendo a reflexão, a análise e a tomada de decisões pelos discentes. A proposta busca promover o desenvolvimento do pensamento crítico, estimulando a autonomia intelectual e a capacidade de argumentação dos alunos diante das situações apresentadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent296 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleDESENHO GEOMÉTRICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS DISCENTESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons