
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BATISTA, Marlúcia Rosa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-23T16:43:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-23T16:43:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-23 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Rede de saberes: Conectando professores a recursos digitais para formação e prática docente | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131236 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional Rede de Saberes foi desenvolvido no contexto da dissertação de mestrado intitulada “Percepções de docentes sobre suas experiências na EJA nas modalidades de ensino a distância e de ensino remoto emergencial”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB), do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Com o objetivo de aproximar professores de recursos digitais oficiais, o material foi estruturado em dois eixos: (i) tutoriais práticos para utilização das plataformas EJATec e Moodle, com foco na mediação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos; e (ii) vídeos institucionais de divulgação e orientação sobre os serviços de formação continuada oferecidos pelo CEPFOR e pelo CIAR-UFG. A metodologia adotada buscou linguagem acessível, combinando elementos audiovisuais, narrativas explicativas e ilustrações didáticas, a fim de favorecer a autonomia digital docente e ampliar o domínio de práticas pedagógicas mediadas por tecnologias. Espera-se, com este produto, contribuir para a confiança e fluidez dos professores no uso das TDICs, além de fortalecer a integração entre o ensino presencial e os ambientes virtuais, promovendo práticas mais inovadoras e colaborativas no contexto da EJA. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3.044 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos Digitais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Autonomia Docente | pt_BR |
| Título: dc.title | Rede de saberes: Conectando professores a recursos digitais para formação e prática docente | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons